domingo, janeiro 23, 2022

A difícil tarefa de fiscalizar os paraísos fiscais

06/04 – Tom Fairless / The Wall Street Journal

Os esforços internacionais para reprimir a evasão de impostos e a lavagem de dinheiro têm se tornado uma tarefa parecida com a de enxugar gelo, à medida que os usuários de estruturas offshore secretas passam dos tradicionais paraísos fiscais para lugares mais exóticos.
O chamado “Panama Papers”, escândalo revelado esta semana pelo Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo (ICIJ, na sigla em inglês) e outros grupos de mídia, mostra como alguns clientes do escritório de advocacia Mossack Fonseca & Co., com sede na Cidade do Panamá, supostamente foram capazes de lavar dinheiro, driblar sanções e evitar o pagamento de impostos.
O surgimento do escândalo fiscal no Panamá “não é uma surpresa”, diz Pascal Saint-Amans, diretor da área fiscal da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), entidade internacional que tem ajudado a coordenar a luta global contra a evasão fiscal.
“Nós vemos um progresso muito significativo em direção à transparência por parte de todos os paraísos fiscais […] exceto do Panamá e de Vanuatu,” diz ele.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!