sexta-feira, janeiro 28, 2022

A importância de analisar resultados tributários

13/10 – Carla Lidiane Müller para Notícias Contábeis do Contabilidade na TV*
Mesmo nos dias atuais muitas empresas não se preocupam em analisar os resultados tributários obtidos em cada competência. Afinal existe alguma vantagem em se fazer essa análise?
Adotar procedimentos não só para a elaboração de um planejamento tributário, mas também para a verificação deste planejamento, ou seja, se ele está realmente gerando ganhos para o negócio é uma prática complexa, mas necessária. Ao perceber a importância dessa prática, a gestão tributária estará sempre atualizada, e poderá mais rapidamente executar soluções contábeis e fiscais para reduzir a carga tributária sobre operações e mercadorias.
O termo elisão fiscal é amplamente conhecido, e todo o planejamento tributário, e revisão de resultados devem sempre se focar nisso e nunca na evasão fiscal. Diversos sonegadores de impostos praticam a evasão fiscal, mas por usarem de procedimentos que vão contra a lei, ficarão sujeitos a fiscalizações e punições devidas.
Pensando de maneira a usar a elisão fiscal no planejamento tributário da sua empresa, será possível o levantamento de estimativas e análises precisas sobre a situação tributária do seu negócio. Na análise de resultados tributários, a elaboração deve ser feita por profissionais responsáveis, que tenham ciência e controle do patrimônio da empresa para efetuar a análise destes tributos.
A análise deve ser contínua, ou seja, deve ser verificada de tempos em tempos, seja trimestralmente ou anualmente, para garantir que todas as alterações necessárias sejam feitas no tempo certo para garantir a total gestão da atividade de um negócio.
Definindo a análise de resultados tributários de qualidade deve se ter um registro permanente e efetivo das operações da empresa, por isso para a gestão tributária é preciso analisar sempre o cenário atual da empresa, para encontrar falhas e pontos críticos nessas operações que necessitam ser ajustados, podem ser coisas simples, como uma nota fiscal emitida ou recebida com dados incorretos, mas isso poderá ter impacto direto nos resultados da empresa que pode estar deixando de aproveitar créditos ou pagando impostos incorretamente.
De antemão pode-se concluir que a elisão fiscal, o conhecimento de tributos e a sua aplicação na gestão tributária de forma continuada, é a chave para um bom rendimento tributária para uma empresa.
Com essas análises dos resultados tributários não importa o tamanho da empresa ou seu segmento, a empresa terá uma redução na carga tributária, de forma que isso impacte em redução de prejuízos financeiros, e deixe a empresa mais competitiva.

*Carla Lidiane Müller – Bacharel em Ciências Contábeis, cursando MBA em Direito

Tributário. Trabalha na SCI Sistemas Contábeis como Analista de Negócios e é
articulista do Blog Contabilidade na TV desde 2016.
Carla Lidiane Müller
Bacharel em Ciências Contábeis, com MBA em Direito Tributário, cursando especialização em Contabilidade e Gestão de Tributos. Trabalha na SCI Sistemas Contábeis como Analista de Negócios e é articulista do Blog Contabilidade na TV desde 2016.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!