sábado, janeiro 22, 2022

ABGF lança seguro voltado para as MPMEs

19/06 – Fernando Soares / Jornal do Comércio

A Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF) lançou no mercado um seguro de exportação voltado às micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). O objetivo da agência, ligada ao governo federal, é fomentar o comércio exterior nesse nicho de mercado, ampliando a participação dos negócios de menor porte em solo internacional. O produto é uma espécie de concorrente da tradicional carta de crédito, servindo como garantidor de financiamentos junto aos bancos e auxiliando a repor perdas em caso de calote.
O superintendente de operações internacionais da ABGF, Vitor Sawczuk, explica que a meta é cobrir 100 operações até o final do ano. Desde maio, quando começou a ser disponibilizado, o seguro já tem encaminhadas 20 solicitações, mas nenhuma ainda concluída. “Estão todas em análise. Esperamos gerar o primeiro boleto em seguida”, destaca. O gestor garante que o custo de contratação do seguro é menor do que em relação à carta de crédito.
Para calcular o risco do negócio e o preço do seguro, são levadas em conta variáveis como o país de destino do produto, o segmento a qual ele pertence, tempo de atuação do importador e o preço total da venda. É possível fazer uma simulação no site da ABGF (www.abgf.gov.br). O seguro está disponível para operações de até 180 dias. Podem utilizar o serviço companhias que tiveram faturamento de até R$ 90 milhões e exportações de até US$ 3 milhões no ano anterior à solicitação do seguro.
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!