sábado, janeiro 29, 2022

Agendamento online reduz filas na Sala do Empreendedor em Londrina

Novo sistema pelo Portal da Prefeitura permite agendar atendimentos para Alvará de Licença, alteração de CNPJ, baixa de empresas e emissão de nota fiscal

Desde que começou a funcionar, há cerca de um mês, o sistema de agendamento para Microempreendedores Individuais (MEIs), via internet, vem gerando reflexos positivos nos atendimentos prestados pela Sala do Empreendedor de Londrina. Nesses primeiros 30 dias após a implantação, os principais impactos favoráveis já são claros. Houve diminuição do tempo de espera em filas, bem como o aprimoramento na organização e fluidez dos atendimentos, o que agiliza e facilita o acesso do público aos serviços e melhora o ambiente de trabalho para os servidores. Mais de 300 agendamentos foram feitos pelo novo sistema, para atendimentos realizados nos últimos 20 dias úteis.

A implantação do agendamento eletrônico veio para trazer mais comodidade aos MEIs, que agora podem agendar seus horários online no portal www.londrina.pr.gov.br (passo a passo abaixo). O rol de serviços disponíveis no sistema abrange a solicitação de Alvará de Licença, alteração de CNPJ, baixa de empresa e solicitação para emissão de Nota Fiscal, que respondem pela maior parte da demanda atual da Sala do Empreendedor.

Foto: Emerson Dias

A gerente da Sala do Empreendedor, Marilza Faria Cardoso, destacou que a praticidade proporcionada pela iniciativa resulta em filas menores na maior parte do tempo, trazendo mais conforto ao público que frequenta o espaço. “As pessoas estão elogiando bastante o novo sistema de agendamento online e, de maneira geral, o fato de não precisarem esperar muito para serem atendidas. Isso é possível porque os atendimentos são marcados com horário prévio e os atendentes já sabem antes qual é a solicitação. Os resultados iniciais são positivos e a intenção é que este sistema seja permanente”, salientou.

De acordo com Cardoso, outros bons aspectos são a menor quantidade de senhas distribuídas por dia a quem procura a Sala do Empreendedor para outros serviços que não podem ser agendados previamente, e mais tranquilidade aos servidores que prestam os atendimentos. “Com a sala menos cheia, as chances de possíveis transtornos diminuem, o público fica mais à vontade e os atendentes também são favorecidos, pois podem se concentrar melhor nos trabalhos e com a cabeça mais leve”, disse.

Outros atendimentos, sem agendamento eletrônico, continuam sendo feitos diretamente na Sala do Empreendedor, incluindo a Declaração Anual de MEIs, cujo prazo em 2020 vai até 31 de maio, emissão de boletos, parcelamentos e questões cadastrais, entre outros. A formalização de novos MEIs também deve ser realizada direto na sede da Prefeitura, sendo que os interessados em abrir sua pequena empresa precisam, antes disso, participar de uma palestra de apresentação sobre como funciona o programa do MEI. Depois, é necessário ir até a Sala e agendar o horário.

Diariamente, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, a equipe da Sala do Empreendedor está à disposição para orientar e atender o público que ainda não tenha conhecimento do agendamento online de serviços. Neste caso, será possível fazer o agendamento online na própria Sala, que fica localizada no saguão da Prefeitura de Londrina, na avenida Duque de Caxias, 635.

Como agendar online – Para fazer o agendamento na internet, os interessados precisam acessar a opção Serviços Online na página inicial do Portal da Prefeitura, e depois clicar em Sala do Empreendedor. A partir disso, o usuário é direcionado a uma página com as informações sobre os serviços disponíveis e, ao avançar, deverá preencher dados pessoais básicos como nome, CPF, título de eleitor e telefone. Além disso, é possível ter acesso a um menu com vários conteúdos referentes ao programa do MEI, com informações sobre legislação, normas e orientações, o Portal do Empreendedor e a Sala do Empreendedor.

Por Prefeitura de Londrina

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!