sexta-feira, janeiro 28, 2022

Aneel propõe reduzir à metade valor teto da energia no mercado à vista

14/10 – Fábio Amato / G1, em Brasília
Para evitar que distribuidoras e consumidores voltem a enfrentar custos extras bilionários devido à disparada no preço da eletricidade em períodos de seca, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs nesta terça-feira (14) mudanças no sistema de cálculo do insumo no mercado à vista.
A proposta prevê que o teto, ou seja, o valor máximo que a energia pode atingir no mercado à vista, cairia dos atuais R$ 822,83 para R$ 388,04 por MWh (megawatt-hora), um corte de 53%. O tema será debatido em consulta pública e, se aprovado, o novo teto começa a valer em 1º de janeiro de 2015.
Essa mudança é feita por meio da substituição da chamada térmica de referência, ou seja, da usina cujo preço de produção de energia serve de base para fixar o valor máximo no mercado à vista. Se aprovada, ela pode contribuir para aliviar os altos reajustes nas contas de luz esperados para o ano que vem.
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!