quinta-feira, janeiro 20, 2022

AP: Junta Digital diminui burocracia e agiliza abertura e baixa de empresas

05/05 – Gabriel Penha / Governo do Amapá

O tempo para abertura, alteração ou baixa de empresas no Estado está mais otimizado com os serviços oferecidos pela Junta Digital. Qualquer município que dispõe do sistema é possível fazer o protocolo para o cadastro, agilizando o trâmite processual. O restante, incluindo análise ou arquivamento, é feito dentro da própria Junta Comercial do Amapá (Jucap).
A finalização do processo, que antes durava meses, agora é feita em algumas horas ou até minutos. A Junta Digital já está em funcionamento nos municípios de Santana e Serra do Navio. Porém, o diretor-presidente da Jucap, Gilberto Laurindo, informa que até o mês de julho os demais municípios já estarão integrados ao sistema. “Trabalhamos juntos com as prefeituras que disponibilizam espaço físico e pelo menos um funcionário. A Jucap disponibiliza o treinamento sem nenhum custo. Assim, os municípios têm a possibilidade de ter um banco de dados mais preciso quanto ao número de empresas, além da possibilidade de aumentar a arrecadação”, informou Laurindo.
O presidente ainda reitera que a Junta Comercial mantém conversas com os gestores municipais para a implantação da Junta Fácil, que funciona junto com as secretarias de Fazenda dos municípios. Gilberto Laurindo lembra que todos os municípios do Amapá já estão integrados à Rede SIM, que é uma rede nacional com o objetivo de simplificar o registro e a legalização de empresas e negócios.
A Jucap adianta que a próxima novidade, este ano, será a certificação digital, que deve entrar em funcionamento até o fim do ano. Com isso, será permitido o recebimento de documentos com assinaturas digitais, o que é outro passo importante na diminuição da burocracia. “Muitas vezes os sócios desses empreendimentos não residem no Estado. Então, se faz necessário o envio de documentos ou procurações. Com a certificação, essas assinaturas digitais poderão ser enviadas pela internet”, explicou o diretor-presidente.
As primeiras empresas a serem recepcionadas pela certificação digital serão as individuais e de sociedade anônima (SA).

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!