quarta-feira, janeiro 26, 2022

Arrecadação em queda torna mais difícil cumprir ajuste fiscal

26/06 – Folha de São Paulo / Blog Mauro Negruni
Uma nova rodada de resultados negativos evidenciou que, na atual conjuntura de recessão, são remotas as chances de cumprimento do ajuste nas contas públicas prometido pelo ministro Joaquim Levy (Fazenda).
Com a arrecadação em queda, insuficiente para cobrir as despesas do governo em maio, resta à equipe econômica o desafio de revisar a meta fiscal fixada para o ano sem comprometer a credibilidade das projeções oficiais nem estimular o apetite do Congresso por mais gastos.
Três números divulgados na quinta (25) demonstram que as medidas tomadas para equilibrar o Orçamento e controlar a inflação ainda estão longe de restabelecer a confiança de empresários e consumidores –e, pior, criaram um círculo vicioso que compromete os objetivos iniciais.
Cortes de gastos, especialmente em obras de infraestrutura, e aumento de juros fizeram encolher o consumo, o investimento e as contratações. Com isso, o desemprego nas metrópoles subiu pelo quinto mês consecutivo e atingiu 6,7% em maio.
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!