domingo, janeiro 23, 2022

As taxas de juros das operações de crédito caíram novamente

As taxas do cartão de crédito caíram 0,34%, isso 11,78% ao mês (280,51% ao ano) em agosto de 2018, para 11,74% ao mês (278,88% ao ano) em setembro de 2018. Sendo a menor desde fevereiro de 2015

Pela sétima vez consecutiva, as taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em setembro de 2018, isso acontece depois de o Banco Central ter mantida inalterada a taxa básica de juros (SELIC) em sua última reunião do COPOM. Para Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor de estudos e pesquisas da ANEFAC, tendo em vista a melhora do cenário econômico com menor risco de crédito e o fato das atuais taxas de juros das operações de crédito estarem elevadas, a tendência é que as taxas de juros continuem sendo reduzidas nos próximos meses.

Mas para Oliveira, à frente das incertezas derivadas do quadro eleitoral que vem pressionando a cotação do dólar, bem como fatores externos notadamente, o quadro econômico em algumas economias emergentes (Argentina, Turquia e África do Sul) e o fato do Banco Central ter sinalizado com elevação da taxa básica de juros frente a todos estes cenários, existe igualmente o risco das taxas de juros voltarem a ser elevadas nos próximos meses.

Lembrando que as taxas de juros vinham em um longo período de redução quando em fevereiro de 2018 voltaram a ser elevadas interrompendo este longo ciclo de reduções.

As reduções neste momento se devem, para Oliveira, a alguns fatores como: redução dos depósitos compulsórios promovida pelo Banco Central e que entraram em vigor em abril de 2018, a melhora do cenário econômico com crescimento da economia o que reduz o risco da inadimplência e por fim as taxas de juros e spreads em patamares elevados possibilitando redução das mesmas mesmo com a manutenção da SELIC.

ANEFAC TAXA DE JUROS PARA PESSOA FÍSICA
ANEFAC TAXA DE JUROS PARA PESSOA JURÍDICA
ANEFAC ALTERAÇÕES NOS PRAZOS MÉDIOS DE FINANCIAMENTO
ANEFAC TAXAS DE JUROS MARÇO 2013 SETEMBRO 2018
ANEFAC Informações e Recomendações ao Consumidor
ANEFAC EVOLUÇÃO DAS TAXAS MENSAIS DE JUROS – PESSOA JURÍDICA
ANEFAC EVOLUÇÃO DAS TAXAS MENSAIS DE JUROS – PESSOA FÍSICA

Pessoa Física

Das seis linhas de crédito pesquisadas, todas foram reduzidas no mês.

A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de 0,03 ponto percentual no mês (0,75 pontos percentuais no ano) correspondente a uma redução de 0,43% no mês (0,61% em doze meses) passando a mesma de 6,94% ao mês (123,71% ao ano) em agosto/2018 para 6,91% ao mês (122,96% ao ano) em setembro/2018 sendo esta a menor taxa de juros desde maio/2015.

Pessoa Jurídica

Das três linhas de crédito pesquisadas, todas foram reduzidas no mês.

A taxa de juros média geral para pessoa jurídica apresentou uma redução de 0,04 ponto percentual no mês (0,72 ponto percentual no ano) correspondente a uma redução de 1,08% no mês (1,31% em doze meses) passando a mesma de 3,72% ao mês (55,01% ao ano) em agosto/2018 para 3,68% ao mês (54,29% ao ano) em setembro/2018, sendo esta a menor taxa de juros desde janeiro/2015.

Taxa de juros x Selic

Considerando todas as elevações e reduções da taxa básica de juros (Selic) promovidas pelo Banco Central desde março/2013, tivemos neste período (março/2013 a setembro/2018) uma redução da Selic de 0,75 ponto percentual (redução de 10,34%) de 7,25% ao ano em março/2013 para 6,50% ao ano em setembro/2018.

Neste período a taxa de juros média para pessoa física apresentou uma elevação de 34,99 pontos percentuais (elevação de 39,77%) de 87,97% ao ano em março/2013 para 122,96% ao ano em setembro/2018.

Nas operações de crédito para pessoa jurídica houve uma elevação de 10,71 pontos percentuais (elevação de 24,58%) de 43,58% ao ano em março/2013 para 54,29% ao ano em setembro/2018.

Sobre a ANEFAC
Criada há quase 50 anos, a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) reúne executivos e demais profissionais nas áreas financeira, administrativa e contábil para o intercâmbio de ideias, inovações e o compartilhamento das melhores práticas de mercado no Brasil. Tem como missão principal a promoção de um fórum dinâmico e permanente para gestores de negócios. Com sua extensa lista de eventos ao longo do ano, a entidade atende a uma das mais significativas demandas dos profissionais: a atualização para o novo cenário corporativo, muito mais veloz e competitivo. Por meio de sua diretoria e associados, a ANEFAC coloca em pauta os principais assuntos que movimentam os mercados de finanças, administração e contabilidade, antecipando as mudanças que movem o ambiente empresarial. Produz e distribui conhecimento, também se articulando com importantes entidades do setor. Tem ainda forte compromisso com o incentivo à transparência das organizações brasileiras incentivando o desenvolvimento de negócios, por meio do Troféu Transparência • Prêmio ANEFAC – FIPECAFI – SERASA EXPERIAN. www.anefac.org.br

Por Suzamara Bastos / Comunique-se

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!