terça-feira, janeiro 25, 2022

Associações pedem ao STF julgamento de planos econômicos ainda em agosto

02/08 – Estadão Conteúdo / DCI

Associações de defesa dos consumidores protocolaram na segunda-feira, 1 – primeiro dia de trabalho do Supremo Tribunal Federal (STF) após o recesso -, um pedido para que o julgamento dos chamados planos econômicos volte à pauta da Corte ainda em agosto. O julgamento, que desperta atenção da equipe econômica do governo e do sistema financeiro, está travado no STF desde maio de 2014 por falta de quórum. Isso porque quatro dos 11 ministros chegaram a se declarar impedidos de debater o tema.
Em março, no entanto, a ministra Cármen Lúcia – que se encontrava impedida de votar – afirmou que poderia participar do julgamento, já que seu pai desistiu de uma ação na Justiça Federal sobre o tema. Com oito ministros aptos a participar do julgamento, o caso pode voltar à pauta da Corte.
Nesta segunda-feira, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a Associação de Proteção dos Direitos dos Cidadãos (APDC) e a Associação Civil dos Consumidores protocolaram uma petição para pedir urgência na análise do caso. De acordo com as associações, que representam os poupadores, a indefinição do caso gerou “centenas de milhares” de recursos por parte dos bancos em ações individuais e coletivas, “obstando solução definitiva de ações sobre expurgos inflacionários em planos econômicos”.
“Para piorar ainda mais a situação dos cidadãos, a indefinição afetou uma esmagadora maioria de idosos (poupadores da década de 80), sem contar, pesarosamente, aqueles que já faleceram sem ver as condenações efetivadas”, escreveram as instituições ao Supremo.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!