quinta-feira, janeiro 20, 2022

Austeridade para a aposentadoria

29/06 – Carta Capital por Miguel Martins 
O governo muda o sistema, mas o Congresso promete nova fórmula
Em um governo pressionado pela crise econômica, uma posição assumida no início de 2015 pode se inverter drasticamente em poucos meses. Em sua primeira entrevista após assumir o Ministério da Previdência, Carlos Gabas criticou os descontos nos vencimentos dos aposentados pelo fator previdenciário e defendeu um novo cálculo para as aposentadorias: mulheres teriam direito integral ao teto do INSS caso o tempo de contribuição e sua idade somassem 85 anos. No caso dos homens, a soma deveria ficar em 95 anos. A proposta, como o próprio ministro frisou em fevereiro, era uma demanda conjunta das centrais.
Na segunda-feira 15, Gabas aderiu, porém, ao discurso de austeridade da equipe econômica. Segundo ele, seria um “caos” se o mecanismo 85/95, aprovado pelo Congresso, fosse sancionado pela presidenta Dilma Rousseff e afirmou que a nova regra geraria um gasto extra de cerca de 3 trilhões de reais nos próximos 45 anos. Dilma viu-se em uma situação delicada: as previsões catastróficas de seu subordinado incentivavam o veto. Ao mesmo tempo, impor uma derrota aos trabalhadores e ao Congresso poderia azedar ainda mais uma relação já bastante abalada.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!