segunda-feira, janeiro 24, 2022

BA: Superintendência do Trabalho lança o projeto Volta ao Mundo do Trabalho para estudantes

09/05 – Natália Rocha Caldas / Ministério do Trabalho e Previdência Social

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA) lança nesta terça-feira (10), às 10h, o projeto Volta ao Mundo do Trabalho. O objetivo é orientar os alunos das escolas da rede estadual de ensino a ingressar no mercado de trabalho de forma correta, tendo como princípio, a promoção do trabalho decente. 
A escola Filadélfia, localizada no bairro Vila Canária, em Salvador, será a primeira a receber o projeto. A abertura do evento será no Esporte Clube Ipiranga, ao lado da escola. Os alunos assistirão a uma palestra sobre os direitos trabalhistas e conhecerão as opções legais e adequadas para a iniciação no mercado de trabalho o quê possibilitará o reconhecimento de um trabalho digno e decente. Entre os assuntos abordados, estarão: carteira de trabalho, segurança e saúde, aprendizagem, combate ao trabalho infantil e inserção de pessoas com deficiência.
Para o Superintendente regional do Trabalho e Emprego da Bahia, José Maria Dutra, o projeto é uma oportunidade para que os jovens conheçam a forma correta e segura de ingressar no trabalho. Muitos deles, por desconhecimento, não têm os direitos trabalhistas respeitados e se submetem a péssimas condições de trabalho ou trabalham precocemente, causando danos à saúde e ao desenvolvimento psicossocial.
A Diretora da escola Filadélfia, Flávia Barbosa de Carvalho, ressalta que o projeto é importante para divulgar aos jovens e adolescentes que estão iniciando no mercado de trabalho direitos trabalhistas como aprendizagem e estágio. A palestra também servirá para informar aqueles estudantes que já trabalham durante o dia e estudam à noite, mas desconhecem seus direitos.  
Unidade móvel vai emitir carteiras de trabalho
Durante o dia, a SRTE/BA disponibilizará o atendimento para emissão de carteira de trabalho em sua Unidade Móvel de atendimento, que ficará estacionada na Praça São Pedro. “Levaremos esse serviço aos jovens e à população do bairro a fim de facilitar o acesso a um documento de identidade que, além de ser indispensável para o ingresso no mundo do trabalho, garante o acesso aos direitos trabalhistas e previdenciários”, ressalta o superintendente José Maria Dutra.
Para primeira via da carteira é preciso levar os seguintes documentos: CPF; Comprovante de Residência; Carteira de Identidade e Certidão de Nascimento/ Casamento. No caso de segunda via, é necessário apresentar carteira anterior ou Boletim de Ocorrência, em caso de furto, perda ou roubo; CPF; Comprovante de Residência; e Carteira de Identidade e Certidão de Nascimento/ Casamento.
A foto para o documento será feita na hora do atendimento. Todos os documentos devem ser originais em boas condições, sem rasuras, sem replastificação e sem aberturas.
Serviço
Lançamento do Projeto Volta ao Mundo do Trabalho
Data: 10 de maio (terça-feira)
Horário: 8h30
Local: Esporte Clube Ipiranga (Rua Direta do Ypiranga, s/nº, Vila Canária, Salvador)
O serviço para emissão da carteira de trabalho será realizado na Unidade Móvel da SRTE/BA, durante o dia, na Praça São Pedro.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!