sexta-feira, janeiro 21, 2022

Bares de MG e BA podem excluir gorjeta do ICMS

17/06 – Os estabelecimentos dos Estados de Minas Gerais e Bahia poderão excluir a gorjeta da base de cálculo do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A redução da carga tributária relativa ao imposto consta do Convênio ICMS nº 44 do Conselho Nacional da Fazenda Nacional (Confaz), publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira. 

A norma incluiu MG e BA na lista de Estados que aderiram ao Convênio ICMS do Confaz nº 125, de 2011, que autoriza a exclusão para o Distrito Federal e oito Estados, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. 
No caso, a gorjeta deve ter sido recebida no fornecimento de alimentação e bebidas por bares, restaurantes e hotéis, desde que limitada a 10% do valor da conta. 
Antes, havia estabelecimentos que foram à Justiça para obter o direito de excluir tais valores do cálculo do ICMS. Decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) chegou a beneficiar os associados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em São Paulo (Abrasel), por exemplo. 
Fonte: Valor Econômico / por Blog Mauro Negruni
Escrito por: Laura Ignacio
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!