segunda-feira, janeiro 24, 2022

BNDES adere a conjunto de práticas internacionais do mercado de câmbio

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aderiu ao Código Global de Câmbio (FX Global Code), conjunto de princípios de boas práticas desenvolvido para fornecer diretrizes comuns voltadas à integridade e ao funcionamento efetivo do mercado de câmbio (FX market), que movimenta diariamente cerca de R$ 5 trilhões.

Lançado em maio de 2017, em Londres, o código é fruto do trabalho de dois anos empreendido em conjunto por bancos centrais (dentre eles o BC do Brasil) e participantes privados do mercado de câmbio, sob a coordenação do Banco de Compensações Internacionais (BIS).

Pensado como um complemento a leis, normas e regulamentos locais, o FX Global Code não impõe obrigações legais aos seus signatários nem substitui os regulamentos existentes. A proposta é promover um mercado robusto, justo, líquido, aberto e transparente, no qual os participantes possam transacionar com confiança e eficácia a preços competitivos que reflitam as informações de mercado disponíveis em conformidade com padrões aceitáveis de negociação.

Brasil – O BNDES foi uma das 27 instituições convidadas pelo Banco Central a integrar o Comitê Consultivo do Mercado de Câmbio do Brasil (CCMCB) desde sua criação, em maio de 2017. Em novembro do mesmo ano, o BC aderiu ao FX Code.

Ao subscrever o termo de compromisso que formalizou sua adesão ao código, no fim do mês passado, o BNDES entende que os princípios descritos no normativo servem de parâmetros para que todo processo de negociação de moeda estrangeira seja suportado pelas boas práticas adotadas, em sua maioria, pelo mercado internacional de câmbio.

Com a adesão de grandes instituições financeiras internacionais, principais players no mercado de câmbio global, os padrões definidos no FX Global Code passam a ser referência na negociação e podem começar a ser exigidos das contrapartes dessas instituições. A não adesão pode implicar redução de potenciais contrapartes de operações de câmbio, dificultando o acesso aos players que oferecem melhores taxas e menores riscos.

Por BNDES

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!