quarta-feira, janeiro 26, 2022

BNDES já dá sinais de restrição na concessão de crédito às empresas

06/02 – Paula Salati / DCI-SP / Fenacon
Desde o final de 2014, as concessões de crédito do BNDES e dos bancos comerciais já começaram a cair. E para entidades empresariais, o cenário tende a ser pior neste ano, principalmente para os micro e pequenos negócios.
Dados do Banco Central (BC) mostram que as concessões de crédito do BNDES voltadas para capital de giro teve queda de 48% no ano passado. Somente no último trimestre de 2014 a retração foi de 30,8%. No entanto, a liberação de financiamento para investimentos teve crescimento de 2,3% no ano.
Em decorrência dos ajustes econômicos em curso, entidades empresariais afirmam que os bancos públicos e comerciais vão ficar mais seletivos na concessão de crédito. “Parte do ajuste fiscal passa pela redução dos repasses do Tesouro Nacional aos bancos públicos. Já sabemos que isso vai acontecer. Portanto, as instituições financeiras irão ficar mais seletivas e vai ocorrer uma restrição maior de crédito”, diz o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Vítor França.
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!