quarta-feira, janeiro 19, 2022

BNDES separa análise de clientes e de projetos para reduzir tempo médio de liberação de crédito

Etapa de habilitação avaliará cadastro, compliance e rating. Uma vez finalizada, o cliente pode acessar diferentes linhas de financiamento

Foram criadas 4 esteiras de crédito (automática, simplificada, corporativa e project finance), por onde pedidos tramitarão de acordo com a característica

Redução dos prazos variará de 43% a 75%, dependendo do tipo de financiamento

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) começou a operar com um novo processo de concessão de crédito, que deve estar concluído até o fim do ano e reduzirá o tempo médio de liberação de recursos para o cliente. Para tanto, o BNDES criou uma etapa de habilitação que será a “porta de entrada” no Banco e avaliará cadastro, compliance e risco de crédito (rating). Uma vez finalizada, permitirá ao cliente ter acesso a diferentes linhas de crédito, adequadas à sua margem de financiamento e às suas necessidades, sem precisar reapresentar dados e documentos a várias equipes do Banco.

O BNDES também criou quatro “esteiras de crédito”, por onde os pedidos de financiamentos tramitarão de acordo com a sua característica, uma vez que a empresa já esteja habilitada. Pela esteira automática, tramitarão os financiamentos com escopo pré-determinado, a exemplo do capital de giro e da compra isolada de máquinas e equipamentos nacionais. A esteira simplificada destina-se, majoritariamente, a operações de financiamento a planos de investimentos de Pequenas e Médias Empresas, com valor de apoio até R$ 10 milhões.

As outras duas esteiras são aquelas por onde tramitarão os pedidos de financiamento a projetos mais complexos, como greenfields, expansão de capacidade, projetos de inovação e de infraestrutura em geral. São elas a corporativa e a project finance, que requerem prazos de análise um pouco mais alongados e diferem, principalmente, pelas características da estruturação das garantias da operação. Em projetos desse tipo, o BNDES continuará com suas práticas de avaliação de mérito quanto à efetividade, considerando as dimensões de impacto e sustentabilidade econômica, social e ambiental, como é característica das avaliações realizadas por Bancos de Desenvolvimento (BDs).

Colegiados – As aprovações das operações continuarão a ser submetidas aos dois colegiados que compõem as alçadas decisórias do BNDES: o Comitê de Elegibilidade de Operações e Crédito (CEC), composto de superintendentes do Banco, e a Diretoria, formada pelo presidente e seis diretores (saiba mais: https://bit.ly/2q8vLdE).

Com o novo processo de concessão, o BNDES estima reduzir os prazos de aprovação de 43% a 75%, dependendo do tipo de financiamento, além de buscar oferecer uma melhor experiência ao cliente, eliminando sobreposições e reduzindo a burocracia da contratação.
Esse novo processo é relativo às operações diretas do BNDES, ou seja: àquelas em que não há a intermediação de um banco repassador dos recursos ao cliente final. As operações indiretas, por meio da rede de agentes financeiros credenciados ao BNDES, continuarão a ser realizadas da mesma forma.

Planejamento Corporativo – Este novo modelo de operação é fruto de uma revisão das normas e processos empreendida pelo BNDES. Ele é resultado do Planejamento Corporativo do Banco e está inserido na estratégia para o período 2018-2023, cuja meta é viabilizar soluções financeiras que adicionem investimentos para o desenvolvimento sustentável do Brasil (saiba mais aqui: https://bit.ly/2Czx3WA).

Por BNDES

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!