terça-feira, janeiro 25, 2022

Bolsa de valores barata, risco caro

13/01 – Thais Herédia / G1

A Bolsa de Valores de São Paulo voltou seis anos no tempo. Ao cair do patamar de 40 mil pontos, a Bovespa marca a pontuação mais baixa desde 2009. Apesar do tombo, só agora que a matemática financeira mostra  que as ações negociadas na bolsa brasileira estão ficando baratas. Os fatores que explicam isso levam em conta o preço das ações, a perspectiva de lucro das empresas e, numa equação mais avançada, o valor de mercado das companhias em dólar. O problema é que o preço perdeu importância na calculadora dos investidores.
“A bolsa brasileira não está cara, mas não há incentivo para compra de ações. Os ativos bons, de empresas com boa gestão, estão indo bem, apesar do resultado geral da Bovespa. O que pesa para o negativo são as empresas que dependem do preço das commodities (casos da Petrobras e Vale) e as ações de empresas estatais. O cenário é desafiador, nós já esperamos uma recessão maior para este ano do que a que foi em 2015. Como é que essas empresas vão dar lucro?” indaga o economista Celson Placido, analista da XP Investimentos.
Na terça-feira (12), o Ibovespa, índice com as principais ações negociadas, registrou o quinto dia seguido de queda, empurrando ainda mais para baixo a pontuação de desempenho da instituição. Em artigo publicado nesta semana no G1, a colunista Beth Cataldo trata do mau momento da bolsa de valores e cita o fim da “era das commodities”, o período que foi comandado pelo apetite chinês por matéria prima, como um dos responsáveis pelo encolhimento das empresas brasileiras exportadoras. A demanda chinesa havia levado os preços dos produtos lá para o espaço – especialmente soja e minério de ferro, dois itens de peso da balança comercial brasileira. Sem a China no balcão, os preços estão despencando das alturas e, com eles, o bom desempenho das companhias nacionais.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!