quinta-feira, janeiro 27, 2022

Brasil amarga a baixa competitividade

24/10 – Marina Schmidt / Jornal do Comércio RS

STOCKVAULT/DIVULGAÇÃO/JC

Performance econômica, eficiência governamental, gestão e infraestrutura são quatro aspectos que moldam o desenvolvimento de uma nação, mas que em tempos de crise estão em declínio no Brasil. A macroeconomia sofre com inflação e juros elevados, as contas públicas penam com a arrecadação inferior às demandas, os investimentos estão relegados e gerenciar esse cenário, equalizando questões sociais e políticas difusas, fazem com que o País estacione e fique para trás na competição com outros players mundiais.

E, se o cenário nacional não ajuda, as empresas locais também perdem capacidade competitiva. É o que demonstra um levantamento feito pela reportagem do Jornal do Comércio, que avaliou a evolução das margens líquidas das empresas de capital aberto que compõem o Índice Bovespa (Ibovespa).
Os setores mais impactados, conforme mostra a tabela, foram os de bens industriais e de petróleo, gás e biocombustíveis. As retrações nessas áreas confirmam que a indústria brasileira está perdendo espaço em meio a uma nova revolução industrial, a da digitalização, denominada Indústria 4.0 (ou Smart Industry).
A pesquisa calculou os resultados dos primeiros semestres de 2011 a 2016, identificando que, em média, as margens caíram de 16,71% para 13,68% – o pior resultado geral foi o do primeiro semestre de 2015, em que as margens líquidas atingiram 9,78% .

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!