sexta-feira, janeiro 21, 2022

Caixa esgotou poupança para crédito imobiliário

10/04 – Léa de Luca / Brasil Econômico
A Caixa Econômica Federal não tem mais recursos da poupança para emprestar ao crédito imobiliário. A aceleração do ritmo de desembolsos dos empréstimos concedidos pela instituição federal nos últimos anos, combinada à fuga dos investidores das cadernetas, levou a esse descompasso.

“A caderneta só tem mais um ano, no máximo, de fôlego para financiar o crédito imobiliário. Isso considerando o sistema como um todo. Na Caixa, esses recursos já se esgotaram”, disse anteontem ao Brasil Econômico  Octavio de Lazari Júnior, presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), em entrevista após evento promovido pelo Bradesco.
O Banco Central (BC) obriga os bancos a emprestar 65% do saldo da poupança a crédito imobiliário. Outros 30% são recolhidos sob a forma de depósitos compulsórios e 2% podem ser usados livremente (leia mais sobre as regras para financiamentos na página ao lado). Portanto, ter esgotado os 65% não significa que a Caixa não vai mais oferecer financiamentos imobiliários com dinheiro da poupança. De um lado, há os 2% livres e de outro, o dinheiro dos empréstimos liquidados retroalimentarão o sistema.

O problema pode ser mais sério na Caixa, mas não é só dela. Dados do BC mostram que o descompasso entre o ritmo de captação da poupança e a liberação de novos empréstimos imobiliários se acentuou nos primeiros meses deste ano. Até março, a poupança havia perdido mais de R$ 18 bilhões. O saldo, assim, passou a R$ 512 bilhões. O aumento em 12 meses foi de apenas 5,6%.
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!