quinta-feira, janeiro 27, 2022

Canais para operações bancárias

A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos esclarece que a população tem à sua disposição uma série de canais de atendimento para realizar transações financeiras. Os bancos oferecem aos clientes opções como os caixas eletrônicos, internet banking, o aplicativo do banco no celular (mobile banking), operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes, que são as casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

Na última década, graças ao expressivo investimento dos bancos em tecnologia e automação (R$ 19,5 bilhões em 2017), os canais eletrônicos assumiram a condição de canal mais utilizado para as transações bancárias. Quase 60% das transações financeiras foram realizadas pela internet e pelo celular no ano passado, sendo que a preferência do brasileiro recai sobre o mobile, que responde por 35% de um total de 71,8 bilhões de transações.

Caixas Eletrônicos
Existem no país 170 mil caixas eletrônicos. Em sua maioria, são terminais multifuncionais, ou seja, realizam operações de saque, pagamento, transferência, depósito, retirada de folha de cheque, entre outras opções. Informe-se na Central de Atendimento do seu banco sobre os horários para realizar as operações bancárias nos caixas eletrônicos.

Importante

Os saques noturnos são limitados a R$ 300 e o valor para saque diurno varia dependendo da instituição financeira.

Não há limites nas transferências de valores de banco para banco por meio de TED

Por esse canal é possível realizar as seguintes operações:

Pagar contas
Saques e depósitos
Saques / retirada de folha de cheque; depósitos em dinheiro ou cheque; consulta e retirada de saldo/extrato; transferências; saques de benefícios sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, FGTS, etc).

Outros serviços
Bloqueio de cartão; empréstimo pessoal (CDC); resgate de investimento e solicitação de débito automático.

Atenção: evite golpes. Caso não encontre nenhum funcionário uniformizado e identificado, não solicite ajuda de estranhos para realizar operações nos caixas eletrônicos.

Correspondentes
São os estabelecimentos credenciados pelos bancos, supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. Os correspondentes estão espalhados em todo o País, inclusive em cidades de difícil acesso, como em regiões ribeirinhas e em locais onde não existem agências bancárias. Por esse canal é possível realizar as seguintes operações:

Pagar contas
Água; luz; telefone – com ou sem fatura; tributos municipais e estaduais; boletos de bancos; carnês; INSS / GPS; FGTS-GRF / GRRF / GRDE (com código de barras) e Contribuição sindical (em dinheiro);

Sacar dinheiro e benefícios
Bolsa família; INSS; FGTS; Seguro desemprego; PIS; com cartão magnético – limitado à R$ 1.000 ou três transações diárias;

Depositar
Em conta corrente ou em conta poupança. Operação limitada à R$ 1.000 ou até três transações por dia;

Outros serviços
Consulta de saldos e extratos de contas correntes e de poupanças; fazer Declaração Anual de Isento (Imposto de Renda); entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.

Internet banking
Ano passado, o internet banking foi o canal responsável pelo maior número de transações bancárias no Brasil, representando 33% do total – o equivalente a 17,7 bilhões de operações bancárias. Os sites dos bancos vêm sendo constantemente aprimorados para oferecer cada vez mais serviços a cidadãos e empresas. Verifique com o seu banco qual o procedimento para cadastrar a sua senha e utilizar todos os serviços oferecidos pelo canal.

Pelo internet banking é possível realizar as seguintes operações:

Consultas
Saldo; extrato; lançamentos futuros; extrato de compras com cartões de débito; informe de rendimentos; investimento; poupança; aplicações; transações agendadas; entre outros serviços.

Pagamentos
DDA- Débito Direto Autorizado; Agendamento de pagamento de contas (água, luz, telefone e gás); boleto de cobrança; DARF / DARF Simples; DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional; GFIP – FGTS; GPS – INSS; IPVA; DPVAT; IPTU/ISS; GRCS; ISS; licenciamento de veículos; e recarga de celular.

Contratação de crédito
Transferências
Outros Serviços
Solicitação e desbloqueio de talão de cheques; solicitação, consulta e cancelamento de débito automático; empréstimos e outros.

Mobile banking
Canal de maior expansão no atendimento bancário, responsável por 25,6 bilhões de transações realizadas no ano passado, o mobile banking possibilita uma série de serviços:

contratar crédito
consultar saldos, verificar extratos
contas de investimentos, home broker (compra e venda de ações)
pagamento de contas, inclusive via Débito Direto Autorizado (DDA), entre outros.
Para ter acesso, o cliente deve baixar o aplicativo do banco no celular, a partir do site do banco ou das lojas oficiais de aplicativos do sistema operacional do smartphone (iOS, Android, Windows Phone etc). É necessário verificar, junto ao banco, a necessidade de cadastramento de senha para realizar as transações via mobile banking.

Banco por telefone
Todos os bancos oferecem um serviço telefônico pelo qual o cliente pode tirar dúvidas sobre serviços e realizar operações, como consultas a saldo e extrato, transferências, pagamentos de contas e tributos, aplicação e resgate de investimentos, pedidos de talões de cheque etc.

Agências bancárias
Se for indispensável ir até uma agência bancária, os bancos têm uma ampla rede. O cliente pode consultar o site Busca Banco (www.buscabanco.com.br) da FEBRABAN, para localizar o endereço mais próximo.

Outros meios de Pagamento

Cartões
Os cartões de crédito e débito também são conside­rados uma alternativa para realização de pagamentos. Com o avanço da tecnologia móvel, os ter­minais POS sem fio permitiram o aumento da capilaridade deste canal inclusive para profissionais como taxistas e entregadores de pizza, por exemplo.

Cheques
Apesar de ter perdido espaço para os cartões, os cheques ainda são uma alternativa para a realização de pagamentos. Seu prazo para compensação é de apenas um dia útil. Antes de emitir um cheque, verifique se o estabelecimento comercial aceita esse meio de pagamento.

DDA (Débito Direto Autorizado)
O DDA é um serviço de apresentação eletrônica de boletos bancários, que permite ao cliente realizar o pagamento de boletos eletronicamente. Para usar esse serviço, o cliente bancário precisa se cadastrar como sacado eletrônico na instituição financeira na qual tem conta. O DDA também permite o pagamento de boletos vencidos – a própria ferramenta já contabiliza as multas e juros. Com isso, é possível pagar o boleto vencido por meio dos canais eletrônicos do banco, sem precisar ir até o banco emitente da cobrança.

Por Febraban

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