quinta-feira, janeiro 27, 2022

Carnês de IPTU, ISSQN e demais taxas podem ser acessados online pelo site da Prefeitura de Pato Branco

População já pode acessar as guias para efetuar os pagamentos, com mais praticidade devido ao formato digital, utilizando o sistema “IPTU e ISSQN Fácil”

Em Pato Branco, os contribuintes já podem acessar as guias para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) on-line, pelo site da Prefeitura: www.patobranco.pr.gov.br. Paralelamente, a distribuição dos carnês do IPTU inicia na próxima segunda-feira, dia 18, no Edifício Dom Pedro, localizado na Rua Caramuru, 155. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h, sem intervalo para o almoço.

Para acessar o sistema online, denominado “IPTU e ISSQN Fácil”, basta informar o número do CPF ou o número do cadastro do contribuinte. No caso do ISSQN, o acesso será somente online e a primeira parcela vencerá no dia 20 de fevereiro. Já para o IPTU, o contribuinte pode optar em acessar a versão digital ou retirar as guias impressas – a distribuição dos carnês acontece de 18 de fevereiro a 15 de março.

Pagamento IPTU

O pagamento em parcela única, até 15 de março, garante o desconto de 5%. Contudo, o IPTU pode ser parcelado em até 9 vezes, desde que o valor mínimo da parcela seja de R$ 40,22. O vencimento da primeira parcela do IPTU será em 15 de abril. Para quem preferir pagar parcelado, a taxa de Coleta de Lixo e de Iluminação Pública pode ser dividida em até 5 vezes, sendo que a primeira parcela vence no dia 15 de março.

Neste ano, proprietários de aproximadamente 42.000 imóveis devem pagar o IPTU em Pato Branco. Destes, 32.954 referem-se a edificações e 9.040 a terrenos. Para agilizar a entrega dos carnês, é importante que o contribuinte apresente o número do lote e da quadra do imóvel, ou o carnê do ano passado.

ISSQN e demais taxas

Atualmente, Pato Branco possui aproximadamente mil contribuintes – profissionais liberais, técnicos e autônomos – que devem efetuar o pagamento do ISSQN. Além deles, empresas prestadoras de serviços também recolhem o imposto.

Além dos carnês do ISSQN, as taxas de Alvará de Funcionamento e de Vigilância Sanitária também já podem ser impressas no novo sistema online. Neste exercício, as datas dos vencimentos dessas taxas foram alteradas, sendo 20 de maio de 2019 (Alvará de Funcionamento) e 20 de junho de 2019 (Vigilância Sanitária).

Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Fiscalização da Prefeitura de Pato Branco, pelo (46) 3220 – 1585 ou pelo (46) 3220 – 1526.

Por Prefeitura de Pato Branco

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!