sexta-feira, janeiro 28, 2022

CASEM alerta para obrigatoriedade de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos por empresas

02/08 – CRC Paraná

No último dia 28 de julho, o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Laudelino Jochem, recebeu a visita do coordenador do Conselho de Ação para a Sustentabilidade Empresarial da Associação Comercial do Paraná (CASEM), Niazy Ramos Filho, para tratar de um esforço de cooperação entre as entidades para melhorar a difusão de informações sobre a Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, política pública que reúne o conjunto de princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações adotados pelo Governo Federal, isoladamente ou em regime de cooperação com Estados, Distrito Federal, Municípios ou particulares, com vistas à gestão integrada e ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos. Conforme especifica o §1º do Art. 1, estão sujeitas à observância desta Lei as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, responsáveis, direta ou indiretamente, pela geração de resíduos sólidos e as que desenvolvam ações relacionadas à gestão integrada ou ao gerenciamento de resíduos sólidos. 
“Na prática, o Ministério do Meio Ambiente instituiu a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos sólidos – fabricantes de produtos, importadores, distribuidores, comerciantes, cidadãos – e titulares de serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos pós-consumo”, explicou o representante do CASEM. “Levando em conta que a assessoria de um profissional contábil é condição indispensável para o funcionamento de uma empresa, o propósito da nossa visita é solicitar o apoio do CRCPR para divulgar essa questão, para que os contabilistas possam alertar e orientar seus clientes”, acrescentou. Segundo ele, a empresa que não se adequar terá dificuldades na renovação de seu alvará de funcionamento e estará sujeita a autuação e pesadas multas.
Jochem agradeceu o alerta trazido pelo coordenador do CASEM e colocou o CRCPR à disposição para o desenvolvimento de parcerias também na realização de palestras e de outras atividades de interesse comum.
A Seção V do Capítulo II da Lei 12.305/2010 especifica, no Art. 20, quais as empresas sujeitas à obrigatoriedade de elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Já o Art. 21 especifica o conteúdo mínimo do plano.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!