terça-feira, janeiro 25, 2022

CCJ aprova regionalização como critério para os incentivos da Lei Rouanet

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6448/16, que inclui instrumentos para garantir a equidade regional como princípio norteador para a aprovação dos projetos financiados pela Lei Rouanet.

Atualmente, essa lei, que trata dos incentivos à cultura, já estabelece os princípios de não concentração por segmento cultural e por beneficiário para não direcionar todos os recursos para poucos projetos.

O relator, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), recomendou a aprovação. Como tramita em caráter conclusivo, o texto está aprovado pela Câmara dos Deputados e agora deve seguir para o Senado, a menos que haja recurso para análise do Plenário.

Critérios
A proposta, do deputado Dagoberto Nogueira (PDT-MS), define que a destinação dos recursos federais será classificada por região do País, conforme dois critérios: 75%, no mínimo, na proporção da população de acordo com o último Censo Demográfico; até 25% priorizando aquelas com menor desenvolvimento cultural.

O texto recebeu emenda na Comissão de Cultura que incluiu a exigência de três informações mínimas para definição do desenvolvimento cultural de cada região: o consumo cultural das famílias; o mercado de trabalho cultural; e a presença de equipamentos culturais em cada região.

Publicidade
A proposta também altera as regras de publicação de quem receberá os recursos da Lei Rouanet. O beneficiado deverá ter o CPF ou CNPJ divulgados e a área na qual foi enquadrado, além dos dados como título do projeto, valor autorizado e prazo para captar recursos – como já estabelece a lei atualmente.

Também será exigida a divulgação online dos vencedores, e não apenas em publicação oficial.

Reportagem – Ralph Machado

Por Agência Câmara Notícias

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!