sábado, janeiro 22, 2022

CFC lança seu Plano de Logística Sustentável

Na tarde da última terça-feira (16), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou um talk show para lançar o seu Plano de Logística Sustentável (PLS). O evento que foi prestigiado pelos colaboradores do CFC, apresentou formas de como a entidade pode realizar práticas mais sustentáveis não só no trabalho, mas também em casa ou na rua.

O talk show foi mediado pelo jornalista do CFC Fabrício Santos e contou com as presenças da coordenadora da Comissão Permanente de Sustentabilidade e Inovação do CFC, Janaína Bezerra; da representante da ONG Bike Anjos, Rosana Baioco; da jornalista do CFC Maristela Girotto; e do representante do Ministério da Economia, Fernando Simões.

Ao explicar a importância do PLS para o CFC, a coordenadora Janaína Bezerra disse que todos os colaboradores terão um grande desafio. Segundo ela “a resolução e o plano foram aprovados, e temos que começar a botar em prática. Um dos nossos objetivos é estimular esse pensamento de vocês em relação ao CFC, em relação a casa, em relação ao mundo, e ao o que vocês querem deixar para as futuras gerações’’, pontuou Janaína.

A representante da ONG Bike Anjos, Rosana Baioco, fez um importante retrospecto histórico da bicicleta na humanidade, principalmente o uso do meio de transporte entre as mulheres. Segundo ela, ainda existe preconceito com mulheres ciclistas. “Eu, por exemplo, não gosto de pedalar a noite”, revela. Por outro lado, Baioco, pontuou muitos pontos positivos de se usar a bike. “Ir de bicicleta ao trabalho, além de beneficiar o meio ambiente, beneficia a saúde do ciclista”. Brasília conta com mais de 420 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. A ideia é que, até 2022, seja ampliado para 1,2 mil quilômetros o alcance das ciclovias da cidade.

”Planeje a sua rota, e se você precisar de ajuda pode chamar um Bike Anjo. Consulte se no seu trabalho tem bicicletário, depois prepare a sua mochila, leve uma capinha de chuva, você pode levar uma roupa guardada e trocar no trabalho. Vai com tranquilidade, não tenha pressa e peça ajuda aos seus colegas de trabalho que também vão de bicicleta’’, explicou Rosana.

A jornalista do CFC Maristela Girotto morou um ano em Frankfurt, na Alemanha. Ela contou que as políticas socioambientais do país são modelo para todo o mundo, com um sistema de coleta de lixo bem rígido, onde existe a aplicação de multa para quem desobedecer, além de uma taxa de reciclagem que chega aos 99% de reaproveitamento. Depois de explicar como funcionam as políticas sustentáveis da Alemanha, Maristela fez um breve comparativo com o Brasil. ‘’Alguns devem pensar que o País está muito longe disso, mas acho que é uma fonte de inspiração pra gente, pois é um modelo que foi implantado lá há muitos anos e que dá certo, funciona e eu acho que a gente tem que se inspirar nisso’’, opinou a jornalista.

Fernando Simões integra desde 2016 a equipe do Departamento de Normas e Sistema de Logística da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, e também é responsável pela normatização da sustentabilidade em logística pública no âmbito da Administração Pública Federal. O representante do Ministério da Economia elogiou a iniciativa do CFC e disse que a instituição foi exemplo na forma de elaborar o PLS. ‘’Quero cumprimentar o Conselho, pois pelo o que vi aqui, o nível de aderência do Conselho aos nossos normativos é impressionante, e vocês vão além, com iniciativas criativas e inovadoras. A agenda da sustentabilidade depende muito do apoio do alto-escalão de qualquer órgão ou entidade, além da própria direção do Governo Federal. E é altamente recomendável que as organizações façam exatamente do jeito que vocês fizeram, que é vincular o PLS ao planejamento estratégico, isso é fundamental’’.

O PLS
O Plano de Logística Sustentável do Conselho Federal de Contabilidade (PLS-CFC) estabelece as diretrizes e um conjunto de projetos para a inserção de atributos de sustentabilidade na gestão da logística do CFC, conforme disposto na Instrução Normativa n.º 10, de 12 de novembro de 2012, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O PLS foi publicado no portal do CFC em fevereiro e pode ser acessado por aqui.

Por Luiz Monteiro – Estagiário sob supervisão da Comunicação do CFC

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!