sexta-feira, janeiro 28, 2022

Ciclo de alta de inadimplência das empresas pode estar perto do fim, diz Serasa

Embora elevada e em nível recorde, pelo terceiro mês consecutivo, inadimplência das empresas ficou estável. De março de 2017 a março de 2018, 92 mil empresas buscaram renegociar suas dívidas pelo serviço gratuito e online Recupera PJ. Pequenas empresas representam 96%. Maioria dos acordos ocorreu no setor de serviços

Ainda que alto e em nível recorde (atingido em janeiro/18), o número de empresas inadimplentes ficou estável pelo terceiro mês consecutivo. O que, na avaliação dos economistas da Serasa Experian, pode ser um sinal de proximidade do fim do ciclo de alta da inadimplência das empresas. Em março, cerca de 5,4 milhões de CNPJs estavam negativados, aumento de 9,3% em relação a março de 2017, quando 5,0 milhões de CNPJs acusavam dívidas em atraso. O montante alcançado pelas dívidas das empresas foi de R$ 124,1 bilhões.

Inadimplência por setores
Entre os segmentos, o setor de serviços é o que reteve o maior número de empresas no vermelho em março/2018, com 47,7% do total, aumento de 1,2 ponto percentual em relação a março de 2017. Na sequência, as empresas do comércio apresentaram 42,8% de CNPJs negativados, queda de 1,2 ponto percentual se comparado ao mesmo período do ano passado. Na terceira posição, as indústrias, com 8,5%, queda de 0,2 ponto percentual na comparação ano a ano.


Segundo os economistas da Serasa, o crescimento econômico maior neste ano e mais disseminado entre os diversos setores e não apenas concentrado na agropecuária como foi em 2017, e a continuidade da queda das taxas de juros, facilitando a renegociação das dívidas, tendem a colaborar na estabilização do nível de inadimplência das empresas.

Por Comunique-se

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!