domingo, janeiro 23, 2022

Cidadão poderá se credenciar e utilizar o Registrato pelo celular

O Banco Central disponibilizou para o cidadão uma nova versão do Sistema Registrato. Agora compatível com dispositivos móveis (tablets, celulares e afins), essa versão apresenta visualização mais simplificada que permite acessar informações resumidas dos relatórios emitidos pelo cidadão.

Além disso, o Banco Central disponibilizou para as instituições financeiras a opção de oferecerem aos seus clientes o procedimento de credenciamento no Registrato por meio de seus aplicativos. Desde a quarta-feira (11), o procedimento de credenciamento de pessoas físicas por meio de aparelhos celulares está disponível para clientes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

“Nesse novo modelo de credenciamento são necessários apenas dois passos: o primeiro usando o aplicativo do banco e o segundo no portal do Banco Central. Hoje a tendência é que as pessoas usem mais o celular em vez do computador para fazer transações financeiras. Queremos atingir esse novo público para ter acesso ao Banco Central”, explica Edson Luiz Maciel de Oliveira, do Departamento de Atendimento Institucional do Banco Central.

O cadastramento para ter acesso ao Registrato é bastante simples. O banco disponibilizará um Número de Identificação Pessoal (PIN), uma série de quatro algarismos, que permitirá o acesso do cliente ao cadastramento no portal do Banco Central. Como a instituição financeira já possui os dados do cliente, como nome e número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), basta o cliente preencher o e-mail e criar uma senha. Uma vez que as informações disponibilizadas pelo Registrato são sigilosas, a consulta poderá sempre ser realizada utilizando a senha cadastrada.

Por meio do Registrato é possível ter acesso a informações sobre endividamento, relacionamentos no Sistema Financeiro Nacional e operações de câmbio. O relatório do Sistema de Informações de Créditos (SCR) apresenta informações sobre empréstimos, financiamentos e outras modalidades de crédito, acima de R$200, em cada instituição financeira. O relatório do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) exibe a relação de instituições financeiras com as quais o cliente possui algum relacionamento (como conta corrente, poupança e investimentos). Já o relatório de câmbio exibe informações de operações de câmbio e de transferências internacionais vinculadas ao usuário.

Com a mesma senha cadastrada no Registrato é possível também ter acesso pela internet ao Protocolo Digital, plataforma que permite o envio e o recebimento de documentos ao Banco Central de forma digital, e ao Cadin, um banco de dados com registro de pessoas físicas e jurídicas que possuem dívidas com órgãos e entidades da Administração Pública Federal, direta e indireta.

Facilidade no acesso
Os pedidos de informação mais frequentes no atendimento do Banco Central são sobre os relatórios emitidos pelo Registrato. “A pessoa com o celular ou o computador pode gerar seus próprios relatórios a qualquer momento. Além de ágil, gratuito e disponível 24 horas, evita a sobrecarga no atendimento” esclarece Edson.

Este ano, até novembro, mais de 750 mil relatórios já haviam sido emitidos pelo Registrato. O ano passado fechou com mais de 500 mil documentos gerados.

Apenas pessoas físicas podem realizar o credenciamento por meio do celular ou internet banking. As empresas podem se credenciar utilizando certificado digital ou presencialmente, em Brasília, ou por correspondência.

Por Banco Central do Brasil

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