sábado, janeiro 22, 2022

Comissão do CFC para ações de regulação e supervisão da educação superior realiza reunião

28/05 – Portal CFC
A coordenadora da comissão instituída pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para analisar os processos de autorização, de reconhecimento e de renovação de reconhecimento de cursos na área de Contabilidade, Maria Clara Cavalcante Bugarim, afirmou, ao abrir a primeira reunião do ano, que “é eterna a preocupação do CFC com a qualidade do ensino dos cursos de Ciências Contábeis”. Os membros da comissão estiveram reunidos no CFC, no dia 27/5, para definir uma série de assuntos que irão pautar o trabalho do grupo durante o ano de 2014.
O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Zulmir Ivânio Breda, também participou da reunião.
De acordo com a coordenadora da comissão, o pensamento do presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, compartilhado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional, entende a educação profissional continuada como de fundamental importância para o exercício da contabilidade, funcionando como ação preventiva à fiscalização.
Maria Clara, que foi presidente do CFC nas gestões de 2006 a 2009 e atualmente é presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), afirmou ainda que o CFC pretende ampliar o programa de educação continuada. “A partir da edição da Lei nº 12.249/10, o CFC passou a ser organismo regulador e, com isso, a educação profissional continuada tornou-se uma atividade-fim para o Conselho”, ressaltou a coordenadora da comissão.
Membros
Além da coordenadora, Maria Clara Cavalcante Bugarim, a comissão de análise dos processos de autorização, de reconhecimento e de renovação de reconhecimento de cursos na área de Contabilidade é composta pelos seguintes membros: Márcia Martins Mendes de Luca, Maísa de Souza Ribeiro, Tânia Moura da Silva, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Ernani Ott, Antonio Robles Júnior, Cláudio Parisi, Jorge Eduardo Scarpin, Romualdo Douglas Colauto, Marcele Colares Oliveira e Selia Gräbner.
Processos
De janeiro a maio deste ano, o CFC já recebeu do MEC e disponibilizou aos membros da comissão, para relato dos processos, os seguintes dados:
Processos disponibilizados em 2014
Autorização de cursos  – 15
Reconhecimento de cursos – 8
Renovação de reconhecimento de curso – 1
Reconhecimento de curso – EAD  – 3
Autorização de curso – EAD – 1
Credenciamento de curso – EAD – 1
Total  – 29
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!