quarta-feira, janeiro 26, 2022

Concentração de renda no Brasil é maior do que mostra IBGE

17/11 – Aline Salgado / Brasil Econômico
Uma realidade do país que as pesquisas de amostragem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não conseguem identificar vem sendo revelada por meio da avaliação e cruzamento de dados da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física. Trabalho dos pesquisadores da Universidade de Brasilía (UnB), Marcelo Medeiros, Pedro Souza e Fabio Castro, o estudo revela que, no período de 2006 a 2012, a concentração de renda não só aumentou, como também é mais alta do que a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) vem constatando.
Marcelo Medeiros, que também é pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), explica que a renda no Brasil é extremamente concentrada no topo e têm se mostrado cada vez mais desigual ao longo dos últimos anos. Segundo Medeiros, os 5% mais ricos detêm 50% da renda total do país, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB) nacional. 
“Se a desigualdade tem caído nos últimos anos, ela cai abaixo do topo. Isto é, abaixo dos 10% mais ricos. Acima disso, a renda só cresce”, apontou o pesquisador, diante de uma pequena plateia de acadêmicos, em seminário organizado pelo Ipea, no Rio, para apresentar e discutir a metodologia aplicada no estudo de Medeiros e seus parceiros. 
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!