quinta-feira, janeiro 27, 2022

Confiança da Indústria cai após quatro meses de altas consecutivas

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV IBRE caiu -1,4 ponto em agosto, para 107 pontos, após quatro meses de altas consecutivas. Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 0,9 ponto.

A confiança da indústria recuou influenciada pela piora da situação atual e uma acomodação das expectativas das empresas em relação aos próximos meses. A indústria de transformação vem desde o final do ano passado, enfrentando gargalos associados a escassez de insumos, recentemente agravado por problemas de logísticas nos mercados internacionais, e encarecimento da energia elétrica. Aliado a isso, o aumento da incerteza diante da nova variante delta contribuem para uma desaceleração no processo de recuperação da indústria”, comenta Claudia Perdigão, economista do FGV IBRE.

O resultado do mês é influenciado por uma queda da satisfação em relação a situação atual e uma acomodação das perspectivas para os próximos meses. O Índice Situação Atual (ISA) caiu -2,4 pontos, para 109,4 pontos, retornando a patamar próximo a maio desse ano. O Índice de Expectativas (IE) cedeu -0,3 ponto para 104,6 pontos.

Entre os quesitos que compõem o ISA, a maior queda ocorreu na situação atual dos negócios que caiu 3,5 pontos, para 105,8 pontos, menor desde agosto de 2020 (99,1). Os indicadores para demanda total e nível de estoques diminuíram 0,7 e 2,5 pontos, para 109,7 e 111,9 pontos, respectivamente.

Dos indicadores que integram o IE, a produção prevista e o emprego previsto para os próximos três meses apresentaram leve aumento de 0,6 e 0,2, para 101,2 e 108,5, respectivamente. Ambos atingem maior nível desde janeiro de 2021, quando o indicador de produção prevista registrou 101,8 pontos e o de emprego previsto 108,6 pontos. A tendência dos negócios para os próximos seis meses, por outro lado, caiu 1,5 ponto, para 103,9 pontos, retornando ao valor de junho de 2021 (104 pontos).

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada cedeu 0,4 ponto percentual, para 79,7%, segundo maior valor em um intervalor de 9 meses.

Por Portal IBRE FGV
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!