sexta-feira, janeiro 21, 2022

Confiança do Comércio recua mas cenário ainda é de recuperação impulsionado pela liberação do FGTS

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas recuou 1,5 ponto em setembro, ao passar de 98,7 para 97,2 pontos. Apesar disso, o resultado não altera a tendência do indicador em médias móveis trimestrais que subiu 1,3 ponto.

“A queda da confiança em setembro foi influenciada pela piora da percepção dos empresários com o ritmo de vendas no mês. Mesmo assim, o resultado não foi suficiente para alterar a tendência positiva do terceiro trimestre. Para os últimos meses do ano, o cenário ainda é de recuperação gradual do setor, impulsionado pela liberação de recursos do FGTS e das melhoras, ainda que tímidas, da confiança dos consumidores e do mercado de trabalho.”, avalia Rodolpho Tobler, Coordenador da Sondagem do Comércio da FGV IBRE.

Em setembro, a confiança caiu em 8 dos 13 segmentos. A piora do índice foi totalmente influenciada pelo recuo do Índice de Situação Atual (ISA-COM), que caiu 3,6 pontos, ao passar de 95,7 para 92,1 pontos, depois de duas altas consecutivas. Já o Índice de Expectativas (IE-COM) voltou a avançar (0,7 ponto), atingindo 102,5 pontos.

Resultado trimestral
Mesmo com o resultado negativo em setembro, a média do índice de confiança no 3º trimestre ficou 3,3 pontos acima do 2º trimestre, com o ISA-COM registrando a primeira variação positiva em 2019, nesta métrica de comparação. O resultado reforça que, mesmo que o resultado pontual não tenha sido tão positivo, o setor segue no caminho gradual de recuperação.

Por IBRE – FGV

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!