sexta-feira, janeiro 28, 2022

Confusão com tributo pode atrapalhar expansão de startups, diz entidade

30/03 – Valdir Ribeiro Jr / Revista PEGN

A sigla O2O diz respeito ao modelo de negócio “online to offline”, que é muito comum entre os empreendedores de startups digitais. O termo apenas simplifica uma ideia de serviços que acontecem inicialmente na internet, mas depois são concretizados em produtos físicos. Alguns exemplos famosos são Easy Taxi, iFood, Peixe Urbano, entre tantos outros apps do gênero. Esses tipo de negócio tem apresentado excelentes resultados no Brasil e no mundo, mas uma falha de compreensão sobre seu funcionamento pode acabar prejudicando o atendimento desses serviços em até 90% das cidades brasileiras.
Essa estimativa é da Associação Brasileira de O2O (ABO2O), que conta com 24 empresas do setor associadas. Segundo a ABO2O, algumas prefeituras começaram a exigir que as startups paguem o Imposto sobre Serviços (ISS) para atuar no município. “Isso significa que as startups teriam que pagar impostos para cada cidade em que atuam, o que acabaria com a expansão delas. A Easy Táxi, por exemplo, oferece seu serviço em 450 municípios, então, ela teria que cuidar dos impostos, abrir um escritório e contratar um contator em cada uma dessas cidades”, diz Felipe Zmoginski, secretário-geral da ABO2O.
Atualmente, as startups que trabalham com O2O pagam o ISS referente apenas à cidade em que possuem sede, mas isso não significa que seja pago menos impostos. Como explica Zmoginski, “os parceiros offline — como os taxistas da Easy Taxi — pagam o ISS do município em que atuam, o que cobre a taxação local”, diz.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!