domingo, janeiro 23, 2022

Contribuinte pode abater doações do IR

10/04 – Bruno Dutra / Brasil Econômico / Fenacon

Fazer doações é uma boa maneira de reverter o Imposto de Renda devido a uma instituição que beneficie crianças e adolescentes, idosos ou fundos de cultura e esporte. Porém, para concluir todo o processo de maneira correta e evitar dor de cabeça como Leão, é preciso ficar atento a uma série de regras, como apontam especialistas. 
Quem deseja realizar esse tipo de contribuição pode abater até 6% do imposto a pagar, no caso de contribuições feitas às instituições beneficentes ou projetos culturais que se enquadram nas regras de doações com incentivos fiscais. 
Vale destacar que as deduções só podem ser feitas no modelo de declaração completa do Imposto de Renda, já que, pela declaração simplificada, há um percentual de desconto, fixado pela Receita Federal sobre a renda tributável, de 20%, que substitui todo tipo de dedução adicional. Para conseguir deduzir os valores da doação, o contribuinte deve verificar se a instituição é contemplada por algum fundo do governo aceito pela Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). 
As doações incentivadas só podem ser feitas aos fundos municipais, estaduais, distrital e nacional da criança e do adolescente que se enquadram no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e fundos municipais, estaduais, distrital e nacional do idoso—entretanto, nesses casos, as deduções são limitadas a3%do imposto devido.
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!