quinta-feira, janeiro 20, 2022

Cooperação amplia oferta de Aprendizagem

04/05 – Carlos Bortolas / Ministério do Trabalho e Previdência Social

Uma clara sinalização do crescimento e da estruturação da Aprendizagem no Brasil. Assim o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, definiu a assinatura de termos de cooperação com o Ministério dos Esportes, o Governo do Ceará e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) realizada na tarde de terça-feira (3) em Brasília (DF). O evento fez parte da programação de comemoração ao 1º de maio.
“Estamos unindo uma iniciativa do Governo Federal, uma experiência federativa e uma experiência privada”, resumiu o ministro, após assinar Termo de Cooperação com o Ministério dos Esportes para estruturar no País do projeto Jovem Aprendiz no Desporto (Jade). “Este é um campo novo que queremos trabalhar muito”, afirmou Rossetto.
Um dos impulsos à parceria será a realização das Olimpíadas do Rio este ano, que o ministro dos Esportes, Ricardo Leyser, definiu como “grande oportunidade para a cadeia produtiva”. No dia 9 de maio, 500 alunos começarão a ser capacitados por meio do Jade no Rio de Janeiro. Destes, 455 já estão com emprego assegurado na organização dos Jogos, anunciou o ministro.
Uma das beneficiadas pela iniciativa, Laiane Vieira Santos, ressaltou que o “Jovem precisa de oportunidades”.
O Aprendiz na Escola, desenvolvido pelo Governo do Ceará, que promove a inserção de alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública em programas de aprendizagem será um dos projetos beneficiados pela parceria. A secretária executiva de Educação do estado, Dalila Saldanha, lembrou que o projeto começou em 2014 em cinco municípios e duas escolas. Hoje, está presente em 30 municípios e 42 escolas. “Com a renovação da parceria com o Ministério do Trabalho e Previdência, temos a possibilidade de expandir ainda mais o programa”, afirmou a secretária.
Outra expansão assegurada é a do Jovem Aprendiz do Setor Bancário. O Termo de Cooperação firmado com a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) expande de 5% para 7% a ocupação de vagas cujas contratações exijam aprendizagem. “Sete mil jovens serão envolvidos na qualificação nos próximos dois anos”, antecipou Magnus Ribas Apostólico, diretor de Relações Trabalhistas da entidade.
Na solenidade também foi assinada uma exposição de motivos ao decreto presidencial que amplia a oferta da Aprendizagem. A medida atende empresas  que não contam com espaços adequados para a qualificação de jovens e, com isso, deixam de cumprir a legislação. O decreto permitirá que a Aprendizagem seja realizado em outros espaços, por meio de convênios com órgãos públicos e organizações da sociedade civil.
O diretor do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) o Brasil, Peter Poschen, destacou que a Aprendizagem ganhou muita importância nos últimos anos e que “a participação ativa do Brasil consolidou um caminho importante para a inserção dos jovens no mercado de trabalho.”

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!