quarta-feira, janeiro 19, 2022

CRE realiza sorteio de auditores e treinamento para 2020

O Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade (CRE) estará reunido na sede do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), no dia 29/1, para sortear os auditores independentes, com registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que receberão treinamento neste ano.

No mesmo dia do sorteio, será ministrado um treinamento para os participantes do Programa de Qualidade, tanto para revisores como para aqueles que são revisados pelo programa. Na oportunidade serão apresentadas as atualizações da NBC PA 11 (R1), a adequação dos procedimentos em função dos problemas identificados nas diligências e a análise das revisões do exercício anterior.

A Revisão Externa de Qualidade, a chamada “Revisão pelos Pares”, é considerada como elemento essencial de garantia da qualidade dos serviços de auditoria independente no âmbito internacional e, por este motivo, foi instalado um Comitê Administrador específico, denominado Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade (CRE), instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), contando com representantes do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil  (Ibracon), além de observadores da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), do Banco Central do Brasil (BCB), da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e  da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

O controle de qualidade constitui um dos pontos centrais da NBC PA 11(R1) – Revisão Externa de Qualidade pelos Pares.

O objetivo da revisão pelos pares é a avaliação dos procedimentos adotados pelo contador que atua como auditor independente e pela firma de auditoria, com vistas a assegurar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. A qualidade, neste contexto, é medida pelo atendimento ao estabelecido nas Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas e Profissionais editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e quando aplicável, nas normas emitidas por órgãos reguladores.

A “Revisão pelos Pares” está normatizada pela NBC PA 11 (R1) – Revisão Externa de Qualidade pelos Pares.

Esta norma aplica-se, exclusivamente, aos contadores que exercem a atividade de Auditoria Independente com cadastro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e no Cadastro Nacional de Auditores Independentes de Pessoas Jurídicas (CNAI-PJ) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Treinamento e sorteio CRE 2020

Quando?
29 de janeiro

Onde?
Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP)

Horário do sorteio
14h

Treinamento
Das  14h30 às 17h30

Por Fabrício Lourenço / Portal CFC

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!