domingo, janeiro 23, 2022

Crédito privado crescerá 11%, diz Febraban

12/12 – Sonia Filgueiras / Brasil Econômico
O presidente da Federação Brasileira de Bancos, Murilo Portugal, prevê uma desaceleração na expansão do volume de crédito concedido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nos próximos anos. Em almoço da entidade ontem, o executivo foi cauteloso nas projeções de redução da participação dos bancos públicos na economia. “Não acredito que o BNDES vá conceder menos crédito do que concedeu neste ano. Vai continuar concedendo. O que talvez deva acontecer — e que também já está acontecendo no setor privado — é que o crédito vai continuar crescendo, mas a uma taxa menor”, afirmou Portugal no almoço de final de ano promovido ontem pela federação. 
Mas, segundo Murilo Portugal, o setor bancário privado manterá sua contribuição: “O setor bancário brasileiro está e estará profundamente comprometido com a agenda do desenvolvimento do Brasil”, disse ele, referindo-se à inclusão financeira e à expansão do crédito.
Mas, para 2015, a expectativa é de uma expansão, embora real, menor que a verificada em anos anteriores. Murilo Portugal afirmou que para o próximo ano, as pesquisas da federação apontam para um crescimento em torno de 11% no volume de crédito concedido pelo sistema financeiro como um todo, repetindo o desempenho deste ano. A entidade iniciou 2014 com previsões mais otimistas, que foram sendo ajustadas. “Mas ainda assim, é um crescimento acima do PIB nominal”, enfatizou Portugal. “Sabemos que precisamos seguir ampliando o crédito, em especial, em linhas onde a presença do crédito bancário privado ainda é reduzida como o financiamento do investimento de longo prazo e os empréstimos para as pequenas e médias empresas”, acrescentou, afirmando que o setor precisa reduzir custos, aumentar a eficiência e expandir volumes.
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!