terça-feira, janeiro 25, 2022

Crédito seca para as microempresas

26/09 – Agência Estado / O Tempo

O crédito para pequenas e microempresas secou. Menos de um quarto delas no Estado de São Paulo conseguiu levantar financiamentos em bancos no mês passado. Foi o menor resultado em mais de dois anos, quando o Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi) no Estado de São Paulo começou a apurar esse indicador. Em agosto, 24% das pequenas e microempresas tiveram acesso a financiamento bancário, quase a metade de um ano atrás.
O aperto no crédito, sobretudo para capital de giro, ocorre num momento crítico de queda nas vendas. Isso aumenta o risco da sobrevivência dos negócios: 206 mil pequenas e microindústrias, que correspondem a 71% do total delas em operação no estado, acham que podem fechar em seis meses, se a economia não reagir.
“O desafio hoje é sobreviver”, afirma o presidente do Simpi, Joseph Couri. Os financiamentos para capital de giro para quitar despesas do dia a dia, como água e luz, estão vencendo e os contratos não estão sendo renovados, explica. Tanto é que, em agosto, 58% dos pequenos e microempresários declararam que tinham capital de giro insuficiente ou limitado, aponta a pesquisa.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!