terça-feira, janeiro 25, 2022

DCTF – Liberado novo o Programa Gerador da Declaração (PGD)

Foi publicado na pagina da Receita Federal do Brasil nesta terça-feira 09, a nova versão da DCTF Mensal versão 3.5.

Ontem a Receita Federal já havia publicado a ADE Coana 20/2018 (DOU de 08.10.2018) dispondo sobre a nova versão 3.5 do PGD da DCTF Mensal, entretanto o PGD ainda não havia sido disponibilizado.

Os contribuintes deverão usar a DCTF versão 3.5 para envio dos fatos geradores que ocorrerem a partir de 1º de agosto de 2014, pois a versão 3.5 substitui a anterior 3.4.

Lembrando que caso seja necessário recuperar as declarações elaboradas no PGD da DCTF Mensal versão 3.4, isso poderá ser feito mediante a utilização da função de “importar” no menu de “Declaração” da própria DCTF versão 3.5.

Leia a íntegra da notícia:

DCTF Mensal v. 3.5 (para declarações a partir de agosto/2014)

ATENÇÃO: A versão 3.5 do PGD DCTF Mensal está disponível para download e deverá ser utilizada para o preenchimento da DCTF, original ou retificadora, inclusive em situação de extinção, incorporação, fusão e cisão total ou parcial, relativa a fatos geradores que ocorrerem a partir de 1º de agosto de 2014.

NOVIDADE: A opção Não se aplica da caixa de combinação Critério de Reconhecimento das Variações Monetárias dos Direitos de Crédito e das Obrigações do Contribuinte em Função da Taxa de Câmbio poderá ser utilizada, também, pelas pessoas jurídicas cuja forma de tributação do lucro seja diferente de Imune do IRPJ e Isenta do IRPJ. A caixa de combinação Critério de Reconhecimento das Variações Monetárias dos Direitos de Créditos e das Obrigações do Contribuinte em Função da Taxa de Câmbio será preenchida automaticamente pelo programa com a a opção Não se aplica.

AVISO: As declarações elaboradas no PGD DCTF Mensal v. 3.4 podem ser recuperadas mediante a utilização da função Importar do menu Declaração.

Por Carla Lidiane Müller

Carla Lidiane Müller
Bacharel em Ciências Contábeis, com MBA em Direito Tributário, cursando especialização em Contabilidade e Gestão de Tributos. Trabalha na SCI Sistemas Contábeis como Analista de Negócios e é articulista do Blog Contabilidade na TV desde 2016.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!