20/05 – A quantidade de empresas que procurou crédito em abril avançou 3,9%, enquanto em março a alta foi de 7,7%, aponta pesquisa da Serasa Experian.
Na comparação com abril do ano passado, a demanda das empresas por crédito aumentou 1,4%, registrando a primeira taxa positiva neste critério de comparação após 11 meses consecutivos de quedas.
No acumulado do primeiro quadrimestre de 2013, a procura das empresas por crédito apresentou queda de 4,9% frente ao mesmo período do ano passado, melhorando em relação à queda acumulada de 7,0% observada no primeiro trimestre.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o aumento, tanto na comparação mensal quanto anual, da demanda das empresas por crédito, observado em abril, é sinal de que as empresas estão recuperando gradualmente seu ritmo de produção e, para tanto, intensificando suas buscas por crédito.
A exemplo do que ocorreu em março deste ano, as micro e pequenas empresas também se destacaram na busca por crédito em abril, avançando 4,2% sobre o resultado de março. Já as médias empresas recuaram -0,3% a sua demanda por crédito em abril ao passo que nas grandes empresas houve alta de 0,6%.
No acumulado do ano, as micro e pequenas empresas ainda apresentam queda na procura por crédito, com baixa de 5,9% frente ao mesmo período do ano passado.
Entretanto, tanto as médias quanto as grandes empresas estão com crescimentos em suas demandas por crédito nos primeiros quatro meses de 2013, com altas de 9,4% e de 19,0%, respectivamente, perante o acumulado de janeiro a abril de 2012.
Todos os setores registraram crescimentos mensais na demanda das empresas por crédito em abril. O maior deles ocorreu no setor de serviços (4,4%), seguido pela alta de 4,3% nas empresas industriais. Já no comércio, o aumento da busca das empresas por crédito foi de 3,4%.
No período de janeiro a abril de 2013, todos os setores ainda acusam quedas em termos de demanda das empresas por crédito. A menor delas (-1,1%) ocorreu nas empresas de serviços.
Já nas empresas comerciais e industriais, os recuos são bem mais expressivos: variações de -7,5% e de -6,8%, respectivamente, frente aos primeiros quatro meses de 2012.
As empresas da região Nordeste exibiram a maior alta da procura por crédito em abril, com alta de 8% frente a março. Nas empresas da região Centro-Oeste o avanço foi de 6,3%.
As empresas do Norte registraram expansão de 3,5% em suas procuras por crédito. Nas empresas da região Sul o crescimento foi de 3,0% em abril e no Sudeste houve expansão de 2,7%.
No acumulado dos primeiros quatro meses de 2013 os menores recuos nas demandas das empresas por crédito ocorreram no Norte (-3,2%) e no Sudeste (-4,2%), em comparação ao primeiro quadrimestre de 2012. No Centro-Oeste e no Nordeste as quedas foram de 4,5% e de 5,0%, respectivamente. E o maior declínio neste primeiro quadrimestre de 2013 foi observado na região Sul, com retração de 7,1% frente aos primeiros quatro meses de 2012.
Fonte: Brasil Econômico
0 comentários