quinta-feira, janeiro 20, 2022

Demanda das empresas por crédito cai 13,8% em setembro, diz Serasa Experian

Micro e pequenas empresas puxaram o resultado

A demanda das empresas por crédito recuou 13,8% em setembro/2018 na comparação com o mês anterior conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Também na comparação com setembro/17, a procura dos empresários por crédito caiu 10,8%. Com estes resultados, a expansão da demanda empresarial por crédito recuou 1,0% no acumulado dos primeiros nove meses de 2018.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a queda da busca por crédito em setembro foi motivada pelas incertezas relacionadas ao processo político-eleitoral, ocasionando a alta do dólar, dos juros futuros e queda dos níveis de confiança empresariais.

Análise por porte
A queda mensal da busca empresarial por crédito em setembro/2018 ocorreu apenas nas micro e pequenas empresas, que retraíram suas demandas em 14,5%. Nas médias empresas houve alta de 9,4%. Nas grandes empresas houve avanço de 12,1% em setembro/18.

Na comparação com os primeiros nove meses do ano passado, a busca empresarial por crédito caiu 0,9% nas micro e pequenas empresas. Nas médias empresas houve retração de 4,5% e, nas grandes empresas, o recuo foi de 0,4%.

Análise por setor
Em setembro/18, as empresas industriais recuaram suas demandas por crédito em 14,4% frente a agosto/18. Nas empresas de serviços houve retração de 14,2% e nas empresas comerciais, houve queda de 13,1%.

Frente ao acumulado dos primeiros nove meses do ano passado, as empresas de serviços expandiram suas demandas por crédito em 0,2%. Nas empresas industriais a houve retração de 1,1%, e nas empresas comerciais houve queda de 2,4%.

Análise por região
Em setembro/18, a demanda empresarial por crédito caiu 5,3% no Centro-Oeste, 8,0% no Sul, 9,5% no Nordeste, 10,9% no Norte e 8,5% no Sudeste, sempre em relação ao mês anterior (agosto/18).

Já no acumulado dos primeiros nove meses de 2018, houve queda de 4,1% na procura empresarial por crédito na Região Norte, recuo de 2,1% no Sudeste e de 1,1% no Nordeste. Na direção contrária, as empresas da região Centro-Oeste expandiram suas demandas por crédito em 2,2% e as da Região Sul em 3,7%.

A série histórica deste indicador está disponível em:
https://www.serasaexperian.com.br/amplie-seus-conhecimentos/indicadores-economicos

Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

Por Comumique-se

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!