sábado, janeiro 29, 2022

Depois de intensos ajustes, indústria recorre às férias coletivas

21/11 – Marinella Castro / em.com.br

Os trabalhadores da indústria contam os dias para a custosa retomada do mercado de trabalho num 2016 que demora a passar. Se em tempos de crescimento econômico os empregados da iniciativa privada esperam com entusiasmo pelas férias de fim de ano, em meio à crise deste ano em setores de grande peso na indústria mineira, como o automobilístico e o siderúrgico, o período de descanso chega a ser visto com desconfiança e até desânimo. Mais uma parada na atividade é sinal de que a recuperação ainda vai levar tempo. Apesar dos ajustes feitos durante todo o ano nas fábricas, com antecipação de férias, lay-off (a suspensão temporária dos contratos de trabalho), o uso de bancos de horas e redução de jornada, as tradicionais férias coletivas estão mantidas.
Desde o início do ano, o setor automotivo está entre os segmentos que mais vêm adotando medidas de desaceleração para ajustar a produção à baixa demanda. Em agosto, as montadoras de veículos Fiat, de Betim, na Grande Belo Horizonte; Iveco, de Sete Lagoas, na Região Central do estado; e Mercedes Benz, de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, chegaram a adotar algum tipo de ação, como as paradas técnicas das linhas de produção. “As fábricas que lançaram mão das paradas remuneradas (o trabalhador fica em casa mas continua a receber o salário) tinham por lei 12 meses para recuperar esse tempo. No entanto, não houve aquecimento da demanda e ninguém conseguiu recuperar o custo dessa medida”, observa Osmani Teixeira de Abreu, presidente do Conselho de Relações do Trabalho da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). Segundo ele, em períodos de economia aquecida as fábricas podem postegar férias para responder à produção, o que não é o caso em 2016, segundo ano de recessão econômica.
A Fiat informou que ainda está definindo o período de férias coletivas neste fim de ano. Na Iveco, marca de caminhões e comerciais leves do grupo Fiat, a dispensa ocorrerá entre 19 de dezembro e 2 de janeiro. Na fábrica da Mercedes Benz, em Juiz de Fora, o período também está sendo definido, devendo seguir o tradicional cronograma próximo das festividades de Natal e ano-novo.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!