quinta-feira, janeiro 20, 2022

Empreendedores por necessidade

29/02 – Fábio Galiotto / Folha Web

O número de brasileiros em idade economicamente ativa que são empreendedores aumentou de 34,4% em 2014 para 39,3% no ano passado, quando chegou a 52 milhões de pessoas. Entretanto, pela primeira vez desde 2009, houve aumento na participação de pessoas que abriram um negócio próprio por necessidade, que foi de 29% para 43,5% nos últimos dois anos, com redução dos que viram uma oportunidade no mercado, de 71% para 56,5%. Os números são do Monitor de Empreendedorismo Global 2015 (GEM, na sigla em inglês), pesquisa patrocinada pelo Sebrae no Brasil. 
É a recessão econômica pela qual o País passa que explica o fato de quatro em cada dez brasileiros estarem ligados à criação de uma empresa, pelo próprio histórico do levantamento. A participação de novos empreendimentos motivados por oportunidades tem aumentado quase que ininterruptamente desde 2002, quando era de 42% do total. De 2005 para 2006, houve quase estabilidade, de 52% para 51%, mas foi quando estourou a crise econômica mundial, entre 2008 e 2009, que ocorreu a outra variação drástica da série. Na ocasião, o índice caiu de 67% para 60%, conforme a GEM. 
Boa parte dos empreendimentos iniciais são tocados por jovens de 18 a 35 anos (52%), com escolaridade abaixo do segundo grau (44%) ou com o segundo grau completo (49%) e renda de até três salários mínimos (61%). Quesitos que tiveram variação pequena em relação ao ano anterior, mas que mostram o perfil de trabalhadores com mais dificuldade de conquistar espaço no mercado. 

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!