domingo, janeiro 23, 2022

Empresas que apostam em fusões e aquisições dão mais retorno a acionistas

25/06 – Rodrigo Carro / Brasil Econômico
Companhias que recorrem constantemente a fusões e aquisições para crescer dão maior retorno quando comparadas às empresas que adotam pontualmente esta estratégia. A conclusão — parte de um estudo em que foram analisadas 265 mil transações, de 25 mil empresas de capital aberto, ao longo de 20 anos — contraria a noção, corroborada por pesquisas anteriores, de que operações do gênero normalmente trazem prejuízo ao acionista no longo prazo.
Pesquisadores da multinacional americana de software Intralinks e da Cass Business School, da City University London, mapearam 1.469 companhias que obtiveram retorno acima do mercado para seus acionistas, a partir de operações de M&A (sigla em inglês para fusões e aquisições). Esse grupo de elite foi comparado ao restante da amostra, com o objetivo de identificar quais as características comuns das companhias que tiraram melhor proveito das operações. “A consistência e a frequência das fusões e aquisições têm uma correlação com o sucesso da estratégia de longo prazo dessas companhias”, explica Claudio Yamashita, diretor da Intralinks Brasil. Já as empresas que registraram um volume tímido de operações de M&A no período pesquisado — entre 1994 e 2013 — apresentaram retorno inferior ao acionista, uma vez que as fusões e aquisições foram iniciativas pontuais, fatos isolados, dentro da estratégia de longo prazo, acrescenta Yamashita.
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!