quinta-feira, janeiro 20, 2022

Fitch prevê piora na inadimplência em cartões de crédito no Brasil

06/02 – Léa de Luca / Brasil Econômico
Com o crescimento ainda lento em 2015, e pressões vindas de diversos setores econômicos como consequência das investigações da Operação Lava Jato, a deterioração da qualidade dos ativos de crédito dos bancos brasileiros será inevitável — ainda que limitada. Empréstimos sem garantia — caso dos cartões de crédito — não vão escapar de um aumento mais acentuado dos atrasos em 2015. No ano passado, segundo o Banco Central, o índice de inadimplência fechou em 28,9%, ante 25,6% em dezembro de 2013.
“O Brasil é o país emergente que tem mais perspectivas negativas para o setor bancário em 2015”, disse ontem em teleconferência com jornalistas da América Latina Franklin Santarelli, chefe de instituições financeiras na região. “Estamos vendo um crescimento fraco pelo segundo ano seguido, cenário agravado pelo escândalo Petrobras e aumento dos gastos públicos”, completa.
Segundo a Fitch, “ventos desfavoráveis” devem atingir o mercado bancário brasileiro neste ano — embora soprando em direções amigáveis em algumas linhas de negócio. “A qualidade dos produtos sem garantia (como cartões) está se deteriorando muito rapidamente”, diz Alejandro Garcia diretor senior da Fitch, responsável pelas análises do setor bancário brasileiro, também em teleconferência. 
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!