quarta-feira, janeiro 26, 2022

Geração de vagas pelas micro e pequenas recuou no começo do ano

07/06 – Renato Ghelfi – DCI / Fenacon

O saldo entre postos criados e fechados nas micro e pequenas empresas (MPEs) ficou negativo (-65.130) nos quatro primeiros meses de 2016. Em igual período do ano passado, foi registrado superávit (48.190). Os números foram divulgados ontem pelo Sebrae.

Na separação por setores, o comércio foi o mais afetado entre janeiro e abril, disse Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae. Foram fechados 119,4 mil postos de trabalho no primeiro quadrimestre. O cenário é diferente daquele visto em 2015, quando a indústria de transformação liderava as perdas.

Entretanto, a situação das MPEs melhorou em abril. Segundo o Sebrae, o déficit de vagas do mês (-10.511) foi inferior àquele registrado em março (-44.077) deste ano.

“Acreditamos que essa melhora pode estar atrelada à evolução da expectativa do empresário em relação aos rumos do País e da economia. Ou seja, os empresários podem ter optado por “segurar” seus funcionários, demitindo menos, por estarem acreditando em um futuro melhor, com retomada do crescimento econômico”, afirmou Afif Domingos.

A divulgação do Sebrae Nacional mostrou fechamento de vagas, superior à abertura de postos, em metade dos setores analisados no mês de abril último. Foram registrados saldos negativos para as MPEs dos ramos de comércio (-20.924), indústria de transformação (-9.777) e construção (-71). Já serviços (15.344), agropecuária (+4.622) e extrativa mineral (92) tiveram superávit.

Clique aqui para continuar lendo.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!