quinta-feira, janeiro 27, 2022

Goiás recebe fisco do ES para conhecer Auditoria Contábil

A Secretaria da Economia apresentou mais uma vez seu modelo pioneiro de auditoria contábil a representantes de outros Estados, método que vem sendo desenvolvido na Pasta desde 2011. Desta vez, os representantes vieram da Secretaria da Fazenda do Espírito Santo, os auditores Layse Tavares e Valquimar Raach. “Soubemos do trabalho de Goiás em um curso em São Paulo e viemos aqui buscar conhecimento para iniciar a auditoria contábil na nossa secretaria”, afirmou Layse.

De acordo com a auditora, após a implantação da Escrituração Contábil Digital (ECD), houve em todo o país uma dificuldade de atuação dos auditores na escrituração contábil, trabalho que antes era feito manualmente, e passou a ser digital, foi preciso criar novas metodologias. “Hoje nossa auditoria é 100% fiscal. Queremos estruturar e aperfeiçoar a parte contábil a partir dessa experiência criada em Goiás”, enfatizou.

A visita ocorre ontem (22) e amanhã. Nesta quarta-feira eles foram acompanhados pelo auditor fiscal Norton Pinheiro, que mostrou como a metodologia é desenvolvida na Secretaria da Economia. “A auditoria contábil hoje é tão importante para o trabalho de fiscalização que no futuro permeará todo o trabalho desenvolvido pelo fisco goiano, na mesma base de dados”, salientou Pinheiro.

O titular da Gerência Especial de Auditoria Contábil (Geac), Bruno Marçal, e sua equipe foram pioneiros na metodologia no país a partir da ECD. O trabalho desenvolvido na gerência foi tema no curso Trilhas de Aprendizagem, da Integração Escola de Negócios, em São Paulo, no ano passado, que reuniu auditores de todo país. Na semana passada, o gerente também apresentou o curso no Rio de Janeiro, a convite da Secretaria da Fazenda daquele Estado.

Bruno explica que a auditoria contábil otimizou e aperfeiçoou o trabalho do fisco a partir do cruzamento de informações financeiras dos contribuintes. Atualmente eles utilizam tecnologia de software do Estado de Minas Gerais. E o resultado também chama atenção. Só no ano passado o trabalho da Gerência resultou cerca de R$ 120 milhões em autuações.

Amanhã os auditores do Espírito Santo devem visitar a Superintendência de Informações Econômico-Fiscais e a Gerência de Prospecção de Auditorias, também da Secretaria da Economia.

Por Sefaz GO

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!