quarta-feira, janeiro 26, 2022

Governo de Rondônia e Controladoria Geral da União definem parcerias nas áreas de combate à corrupção

O superintendente da Controladoria-Regional da União em Rondônia, Miguel Maurício Kurilo, reuniu-se com o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, na ultima segunda-feira (1º) para debater a celebração de parcerias com o Estado de Rondônia nas áreas de combate à corrupção, transparência, controle interno, ouvidoria e corregedoria.

No encontro foram ratificados os acordos de cooperação que já estão em tramitação com as seguintes unidades do Estado: Secretaria de Finanças (Sefin), Agência de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) e da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer), que possibilitaram o intercâmbio de informações, com vistas a dar maior eficiência às ações de combate à corrupção.

Adicionalmente, a Controladoria Geral da União (CGU) se colocou à disposição para auxiliar no fomento às ações de corregedoria, em especial na capacitação de servidores estaduais em Processo Administrativo de Responsabilização (PAR), para cumprimento da Lei n.º 12.846/2013. Além disso, o superintendente da CGU parabenizou o Estado de Rondônia pelos avanços na transparência e destacou as vantagens de o Estado aderir à rede de ouvidoria, inclusive com o uso do Sistema e-Ouv, do governo federal.

O governador defendeu a necessidade de transparência pública e de todas as iniciativas que visam prevenir e combater à corrupção. Confirmou o uso do e-Ouv como ferramenta de ouvidoria que permitirá a integração da Ouvidoria Geral do Estado de Rondônia com a Rede de Ouvidoria do Brasil, capitaneada pela CGU.

Na ocasião, o governador divulgou o lançamento do pacote de medidas anticorrupção do Estado de Rondônia, que ocorrerá na segunda quinzena do mês de abril e convidou o Ministro da CGU, Wagner Rosário, para participar do evento.

Durante o encontro com o governador Marcos Rocha, o superintendente da CGU-RO, Miguel Maurício, ressaltou a importância das parcerias, pois acredita que a articulação interinstitucional seja a forma mais profícua de alcançar bons resultados nas ações de prevenção e combate à corrupção. “Vamos conseguir ter acesso a sistemas informatizados, trabalhar com mais inteligência a questão do cruzamento de dados e do compartilhamento de metodologias. Isso é fundamental para termos resultados mais rápidos e eficientes”, disse.

O encontro do governador Marcos Rocha com o superintendente da CGU-RO, Miguel Maurício Kurilo, contou ainda com a participação do controlador Geral do Estado, Francisco Netto; do ouvidor Geral do Estado, Coronel Rodrigues; e dos auditores da CGU, Alexandre Muniz e João Mourão.

Por Bosco Cardoso / Governo de Rondônia

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!