sexta-feira, janeiro 21, 2022

Importadores vão pedir ao governo fim da alíquota maior do IPI no setor

05/05 – Juliana Estigarríbia / DCI-SP / Fenacon

Importadores de veículos devem bater à porta do governo federal para renegociar a majoração do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor. Segundo empresários, existe uma demanda reprimida neste mercado.
“Vamos levar nosso pleito ao governo porque, hoje, os importadores não conseguem vender acima da cota estabelecida pela legislação”, afirmou na quarta-feira (4) o presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), José Luiz Gandini.
A previsão da entidade para a venda das associadas – que incluem alguns fabricantes locais, como a Chery – neste ano é de uma queda de 34,8%, para 39 mil unidades.
Em 2011, quando o governo federal ainda não havia determinado o aumento em 30 pontos percentuais do IPI para importados, os emplacamentos na área atingiram 199,3 mil unidades.
“É impossível competir em volumes com os fabricantes nacionais. Nós já pagamos o maior imposto de importação permitido pela OMC [Organização Mundial do Comércio], de 35%. Só queremos isonomia”, acrescentou Gandini, que também é presidente da Kia Motors, hoje líder entre os importadores no Brasil.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!