terça-feira, janeiro 25, 2022

Impostos: simplificar, reduzir e desburocratizar

29/06 – Jornal do Comério RS – Por Luiz Carlos Bohn
Até o final do ano, os brasileiros terão pago nada menos do que R$ 2 trilhões em impostos. A cifra assusta. Ainda mais se acompanhada da constatação de que essa pesada tributação não reverte em contrapartidas à sociedade nas áreas de saúde, educação, segurança e infraestrutura, apenas para citar as mais importantes.
Para chamar a atenção sobre o custo tributário direto e indireto que recai sobre os cidadãos brasileiros, realizamos uma análise comparativa dos impostos pagos em diversos países, entre eles Estados Unidos, Canadá e parceiros da América Latina. A conclusão: o Brasil é o que aplica a maior carga tributária direta ? 36% sobre o Produto Interno Bruto (PIB). Também lidera no quesito custo tributário indireto, que decorre do tempo gasto para se calcular o tributo e cumprir as obrigações acessórias. Outros dados comprovam o impacto da tributação sobre a saúde financeira das empresas brasileiras. Em nosso País, uma empresa consome 2.600 horas por ano, apenas para calcular impostos devidos e preencher obrigações. Enquanto isso, na América Latina, a média de horas gastas para a mesma função não ultrapassa 365 horas por ano.
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!