sexta-feira, janeiro 21, 2022

Incerteza da Economia atinge menor valor em sete meses mas permanece elevada

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) da Fundação Getulio Vargas recuou 11,2 pontos ao passar de 121,5 pontos, em setembro para 110,3 pontos, em outubro. Com o resultado, o indicador passa a atingir o menor registro desde março de 2018, mas ainda possui um comportamento de incerteza alta.

“A incerteza atingiu seu menor valor em 7 meses, contudo permanece em um patamar elevado. Neste mês, as pesquisas eleitorais que apontavam para a vitória do candidato Jair Bolsonaro contribuíram para a queda do indicador, uma vez que sua equipe econômica se mostra comprometida em conduzir um ajuste fiscal e políticas pró-mercado. O foco no pleito eleitoral fez com que o noticiário e o mercado financeiro no Brasil se descolassem do cenário externo, o que permitiu uma forte valorização do Ibovespa e do real durante o período de coleta deste indicador. Dado o cenário atual, espera-se que o movimento de queda só seja sustentável se o presidente eleito conseguir aprovar as medidas necessárias para a retomada da sustentabilidade fiscal e de um crescimento econômico mais robusto. ”, afirma a pesquisadora Raíra Marotta, da FGV IBRE

A queda do IIE-Br em outubro foi disseminada pelos seus componentes. O componente Mídia recuou 10,5 pontos, contribuindo com 9,1 pontos para queda do índice no mês; o IIE-Br expectativa recuou 9,5 pontos, mas sua participação relativa no resultado agregado foi menor, 2,1 pontos.

Incerteza da Economia atinge menor valor em sete meses mas permanece elevada [PDF – 670KB]

Por Portal FGV IBRE

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!