sábado, janeiro 22, 2022

Indústria brasileira quer mais acordos para enfrentar a crise

08/04 – Deco Bancillon / Brasil Econômico
O fraco desempenho da economia tem sido usado como argumento por empresários da indústria para convencer o governo a negociar acordos de livre comércio com países parceiros. A justificativa é que, diante do tombo da demanda interna, as indústrias brasileiras poderiam recorrer a mercados externos para escoar parte da produção encalhada nas fábricas. Com isso, seria possível evitar a piora do setor, que passou a anunciar demissões em massa, queda nas vendas e que, em 2015, poderá registrar o segundo ano consecutivo de retração. 
A aposta dos industriais é que, com a alta do dólar e a menor pressão de custos por conta da moderação dos reajustes salariais, os produtos fabricados no país, sobretudo manufaturados, ficarão mais competitivos ao mercado externo. Mas, aproveitar essa vantagem, dizem, exigirá agilidade do governo para retomar acordos bilaterais ou criar novas parcerias comerciais, a exemplo do que foi feito há duas semanas com Moçambique e Angola, quando o Brasil firmou acordos de cooperação e facilitação de investimentos. 
Dessa vez, o mercado que os industriais elegeram como prioridade na agenda de integração é o Chile. Hoje, uma missão de empresários brasileiros, liderada pela Confederação Nacional do Comércio (CNI), assina na capital chilena declaração conjunta de interesse com industriais daquele país. O documento pede de uma ampliação do Acordo de Complementação Econômica 35, vigente desde 1996, mas que é restrito à isenção de impostos na comercialização de bens entre os dois países. A ideia, agora, é incluir no documento temas como facilitação de comércio, propriedade intelectual, compras governamentais e acordo de liberalização de serviços.
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!