terça-feira, janeiro 25, 2022

Indústria brasileira vive cenário igual ao da crise mundial de 2008

11/12 – Aline Salgado / Brasil Econômico
A recessão vivida pela indústria brasileira, que acumula queda na produção de 3% no ano, agrava a cada mês a crise no mercado de trabalho do setor. Pelo sétimo mês seguido, as demissões aumentaram nas indústrias. O desaquecimento do emprego em outubro atinge 16 das 18 atividades e é disseminado nos 14 locais analisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para a Pesquisa Mensal de Emprego Industrial (Pimes/IBGE). De janeiro a outubro, o emprego na indústria caiu 3% em relação ao mesmo período em 2013. Para especialistas, os números são cada vez mais parecidos com os de 2008 e 2009, mas, desta vez, o cenário reflete uma crise interna. 
Segundo o IBGE, no mês, a população ocupada assalariada caiu 0,4%. Na comparação com outubro do ano passado, a retração foi ainda maior, chega a 4,4%. Desde outubro de 2009, quando registrou queda de 5,4%, a indústria não atingia esse nível. “Estamos há sete meses com empresas dizendo que vão diminuir o total de pessoal ocupado. Essa situação, pouco comum, só se viu de novembro de 2008 a junho de 2009, ao longo de oito meses”, observa o coordenador do Núcleo de Pesquisas e Análises Econômicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Aloisio Campelo. 
“Desta vez, a parcela de responsabilidade do país é cada vez maior. Em 2008 e 2009 tivemos uma crise gestada no exterior, com o cessamento de fluxos de crédito no mundo todo. Agora, não. Embora haja ainda um ritmo lento de crescimento no mundo, abaixo de 2004 e 2008, não vivemos uma situação de choque. A economia brasileira está numa fase intermediária de ciclo de consumo, com queda do consumo das famílias, porque estão endividadas e por causa da inflação alta. Estamos passando por uma fase de ajustes, e a política monetária afinando para um aperto”, afirma Campelo. 
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!